O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR ALUNOS AUTISTAS: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Résumé

A inclusão escolar é um dos assuntos mais discutidos na contemporaneidade no meio educacional, em que abarcar o aluno em qualquer condição é fator preponderante. A tecnologia auxilia na proposta de cunho inclusivo por meio de aparatos tecnológicos. Nesse cenário, o presente estudo objetiva discutir o papel da tecnologia no processo escolar, a fim de perceber sua contribuição na inclusão de alunos autistas, um dos transtornos mais detectados na área da educação. A metodologia baseia-se em revisão bibliográfica em livros, artigos científicos e legislações pertinentes ao tema, com suporte em sites de busca Google Acadêmico, Scielo e demais, com critérios de inclusão trabalhos publicados nos anos de 2016 a 2021. Nos resultados, constatou-se que ferramentas tecnológicas, como computadores, laptops, aplicativos de celular, entre outros, são extremamente relevantes para a inclusão escolar de alunos autistas.

Bibliographies de l'auteur

George França dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no curso de Letras: Libras e no Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital (PPGGTD).

Héllen Souza Luz, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital (PPGGTD). Mestre no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas (PPGMCS)/ Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora no Instituto Federal do Estado do Tocantins.

Robson Carlos da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital (PPGGTD) da  Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em História. Bacharel em Psicologia.

Simone Lima de Arruda Irigon, Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Estado do Tocantins

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital (PPGGTD). Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE) / Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Professora da Educação Básica na Secretaria da Educação do Estado do Tocantins.

Références

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Publiée
2024-04-22