AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS AUXILIARES NA PRÁTICA DOCENTE: UMA REFLEXÃO SOBRE A LITERATURA NA EAD DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Résumé

A leitura/escrita passa por diversas (trans)formações que iniciam na educação infantil, por meio dos desenhos e contação de histórias, até os estudos técnicos nas fases posteriores da escola. Durante a pandemia, a linguagem escrita e oral sofreram algumas adaptações, necessitando repensar as estratégias e intensificando o uso de metodologias ativas. Objetivamos aqui refletir sobre as metodologias ativas e seus usos, o conceito da EaD, a importância dos conteúdos literários e as condições da prática docente durante o distanciamento social imposto pela pandemia. Ancoramos nossa pesquisa nos conceitos trazidos por Rildo Cosson, José Manuel Moran, José Armando Valente e outros, que ressaltam a interação entre a linguagem com o uso da literatura e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Metodologicamente, usamos a abordagem qualitativa. Nesta reflexão consideramos que as multiplicidades de práxis contemporâneas possibilitaram ao docente utilizar abordagens ativas que aproximaram a formação do sujeito e o seu cotidiano.

Bibliographies de l'auteur

Hosana da Silva de Melo, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestra em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL) pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e Complementação para Magistério Superior pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER/IBEPX). Especialista em Gestão Pública e Qualidade no Serviço pela Universidade Estadual do Tocantins. Graduada em Direito pela Fundação Universidade Federal do Tocantins. Graduada em Letras pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Técnica de Nível Superior na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

César Alessandro Sagrillo Figueiredo, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutor em Ciência Política na linha de pesquisa de Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS. Mestrado em Ciência Política pela mesma Instituição. Vinculado como Professor Adjunto III em Ciência Política no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT) e Coordenador do Grupo de Pesquisa GELIPE - Grupo de Estudo em Literatura, Política e Ensino, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Docente permanente do PPG Letras/UFNT e do PPG em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais/UFNT.

Références

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VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: MORAN, José Manuel; BACICH, Lilian (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Edição e-PUB.
Publiée
2023-02-06