MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM O DIAGNÓSTICO PRECOCE DE TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA
Résumé
Este artigo teórico propõe uma reflexão sobre a relação entre os marcos do desenvolvimento infantil e a identificação de alterações no comportamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Supõe-se que o conhecimento sobre o conjunto de habilidades esperadas para a maioria das crianças de uma determinada idade potencializa o diagnóstico precoce do TEA. Com efeito, profissionais de saúde e/ou educação podem identificar sinais de alerta para o transtorno de modo eficaz. O presente trabalho baseou-se em uma revisão bibliográfica, a partir do acesso a livros, capítulos e artigos sobre o tema em destaque. Constatou-se que o conhecimento acerca dos marcos típicos do desenvolvimento infantil é imprescindível para os profissionais lidarem adequadamente com as vicissitudes da infância, sobretudo no que tange à identificação de eventuais sinais atípicos, ou fatores de riscos ao desenvolvimento. Por fim, salienta-se que a identificação de atrasos no desenvolvimento, bem como a definição do diagnóstico e o início precoce da intervenção se constituem como fatores determinantes para a minimização de prejuízos decorrentes do TEA na vida futura da criança.
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