MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM O DIAGNÓSTICO PRECOCE DE TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA

Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil. Transtorno do Espectro Autista. Diagnóstico Precoce. Desenvolvimento Infantil.

Resumo

Este artigo teórico propõe uma reflexão sobre a relação entre os marcos do desenvolvimento infantil e a identificação de alterações no comportamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Supõe-se que o conhecimento sobre o conjunto de habilidades esperadas para a maioria das crianças de uma determinada idade potencializa o diagnóstico precoce do TEA. Com efeito, profissionais de saúde e/ou educação podem identificar sinais de alerta para o transtorno de modo eficaz. O presente trabalho baseou-se em uma revisão bibliográfica, a partir do acesso a livros, capítulos e artigos sobre o tema em destaque. Constatou-se que o conhecimento acerca dos marcos típicos do desenvolvimento infantil é imprescindível para os profissionais lidarem adequadamente com as vicissitudes da infância, sobretudo no que tange à identificação de eventuais sinais atípicos, ou fatores de riscos ao desenvolvimento. Por fim, salienta-se que a identificação de atrasos no desenvolvimento, bem como a definição do diagnóstico e o início precoce da intervenção se constituem como fatores determinantes para a minimização de prejuízos decorrentes do TEA na vida futura da criança. 

Biografia do Autor

Gisela Tebaldi Guedes de Moraes, Clínica Cuidare Kids e Baby

Graduada em Terapia Ocupacional. Mestre em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Análise Aplicada do Comportamento e Reabilitação cognitiva. É diretora clínica e supervisora da Clínica Cuidare Kids e Baby. Terapeuta Certificada pelo Modelo Precoce de Denver (ESDM) - Mind Institute e Coaching Parental pela mesma Instituição. 

Ladislau Ribeiro do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É professor no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Giselli de Almeida Tamarozzi, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP. Professora do curso de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

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Publicado
2023-03-15