INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA PERSPECTIVA BASEADA NOS ESTUDOS DA TRADUÇÃO
Résumé
O objetivo deste artigo é mostrar como a tradução pode ser utilizada em aulas de língua inglesa como uma ferramenta comunicativa guiada pelo viés da interculturalidade e integrada ao desenvolvimento das quatro habilidades; ler, falar, ouvir e escrever, trabalhadas no ensino comunicativo de línguas estrangeiras. O artigo apresenta como a tradução, quando ensinada nessa perspectiva da interculturalidade, pode fomentar o dialogismo cultural entre as representações socioculturais dos sujeitos envolvidos. Por meio dos conceitos de tradução e linguística defendidos por Jakobson e Venuti (1959/2000) e dos posicionamentos sobre interculturalidade de Janzen (2005) acreditamos que o ensino de língua inglesa pode lançar mão dos subsídios da tradução como ferramenta pedagógica efetiva tanto para os docentes, como para os discentes.
Palavras-chave: Interculturalidade; Tradução Interlingual; Tradução Intralingual; Tradução Intersemiótica; Diálogo Intercultural;
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