ELOGIO DO PROFESSOR NA FUNÇÃO DE INTELECTUAL NO CAMPO ESCOLAR

Palavras-chave: .

Resumo

.

Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Pós-doutor em Filosofia da Educação (USP), doutor e mestre em Educação (Unicamp). Fez sua graduação em Educação Física (Unesp). Professor Titular da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atualmente, encontra-se vinculado como docente nos cursos de licenciatura e como pesquisador efetivo do Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, em que atua com o tema de pesquisa relacionado com a formação do sujeito nas interfaces com a cultura. Autor de artigos e ensaios relacionados ao campo educacional.

Referências

BRASIL. Projeto que autoriza educação domiciliar começa a ser discutido no Senado. In: Da agência Senado. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/05/26/projeto-que-autoriza-educacao-domiciliar-comeca-a-ser-discutido-no-senado#:~:text=Chegou%20ao%20Senado%20nesta%20semana,Educa%C3%A7%C3%A3o%20(CE)%20do%20Senado. Acessado em 05 set. 2022.

CUBAS, Caroline Jaques; RECHIA, Karen Christine. Elogio do professor: pensar ofício para além da profissão. LARROSA, Jorge; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jaques (Organizadores). Elogio do Professor. Trad. Fernando Coelho; Karen Christine Rechia; Caroline Jaques Cubas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

LARROSA, Jorge (Org.). Elogio da Escola. Trad. Fernando Coelho. Belo Horizonte: Autêntica, 2021a.

LARROSA, Jorge; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jaques (Organizadores). Elogio do Professor. Trad. Fernando Coelho; Karen Christine Rechia; Caroline Jaques Cubas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

LARROSA, Jorge. Os dons e os méritos. In: LARROSA, Jorge; RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jaques (Organizadores). Elogio do Professor. Trad. Fernando Coelho; Karen Christine Rechia; Caroline Jaques Cubas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021b.

LARROSA, Jorge. Impedir que o mundo se desfaça. In: LARROSA, Jorge & RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jaques (Organizadores). Elogio do Professor. Trad. Fernando Coelho; Karen Christine Rechia; Caroline Jaques Cubas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021c.

LARROSA, Jorge; KOHAN, Walter. (Coord.). Apresentação da Coleção. In. LAROSSA, Jorge; RECHIA, Karen Christine & CUBAS, Caroline Jaques (Organizadores). Elogio do Professor. Trad. Fernando Coelho; Karen Christine Rechia; Caroline Jaques Cubas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

MASSCHELEIN, Jan. Fazer escola: a voz e a via do professor. In: LARROSA, Jorge & RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jaques (Organizadores). Elogio do Professor. Trad. Fernando Coelho; Karen Christine Rechia; Caroline Jaques Cubas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

RODRIGUES, Rogério. A prática educativa como uma atividade de desencontro de sujeitos. In: Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, V. 33, N° 33, p. 445-458, set/dez. 2007.

RODRIGUES, Rogério. O elogio da escola como lugar específico em que ocorre o ensinar e o aprender. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). V. 103, N. 264, Maio/ago, 2022, p. 560-564.

Publicado
2023-03-15