O OLHAR DOCENTE PARA ESTUDANTES COM BAIXO DESEMPENHO: CLASSIFICAÇÕES E SILENCIAMENTO EM SALA DE AULA

Palavras-chave: Formação Docente. Baixo Desempenho Escolar. Silenciamento em Sala de Aula.

Resumo

O presente artigo propõe analisar criticamente a busca pelo desempenho escolar (e profissional). Busca-se possibilitar uma análise dos processos e dos efeitos da exclusão advinda das classificações de desempenho escolar, atentando-se para o silenciamento e a invisibilidade de estudantes considerados/as abaixo da média, e repensando, sobretudo, o papel do/a professor/a como mediador/a de atividades que favoreçam a subjetividade dos/as alunos/as. O processo educativo é permeado por “padrões de referência”, quase sempre baseados na competitividade e no destaque, capazes de silenciar àqueles/as que não alcançam os resultados esperados, perpetuando percursos de desigualdade. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica e exploratória, de abordagem qualitativa. Para tanto, o encontro e o possível confronto com representações e expectativas, individuais e sociais, referentes à aprendizagem, pretendem permitir reflexões que contribuam para o reconhecimento e a legitimação de condutas integradoras de identidades, das variadas maneiras de pensar e agir na sala de aula e no mundo.

Biografia do Autor

Laysla Ribeiro da Silva Fernandes, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás.  Graduada em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Marlana Carla Peixoto Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduada em Direito pela Universidade Católica de Goiás (UCG/GO). 

Olira Saraiva Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Pós-doutora pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal (FLUP). Pós-doutora em Estudos Culturais pela Faculdade de Letras (UFRJ). Doutora em Arte e Cultura Visual (UFG). Mestra em Educação (PUC-Goiás). Graduada em Letras (UEG). Professora do PPG Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG).

 

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Publicado
2022-09-13