O OLHAR DOCENTE PARA ESTUDANTES COM BAIXO DESEMPENHO: CLASSIFICAÇÕES E SILENCIAMENTO EM SALA DE AULA
Abstract
O presente artigo propõe analisar criticamente a busca pelo desempenho escolar (e profissional). Busca-se possibilitar uma análise dos processos e dos efeitos da exclusão advinda das classificações de desempenho escolar, atentando-se para o silenciamento e a invisibilidade de estudantes considerados/as abaixo da média, e repensando, sobretudo, o papel do/a professor/a como mediador/a de atividades que favoreçam a subjetividade dos/as alunos/as. O processo educativo é permeado por “padrões de referência”, quase sempre baseados na competitividade e no destaque, capazes de silenciar àqueles/as que não alcançam os resultados esperados, perpetuando percursos de desigualdade. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica e exploratória, de abordagem qualitativa. Para tanto, o encontro e o possível confronto com representações e expectativas, individuais e sociais, referentes à aprendizagem, pretendem permitir reflexões que contribuam para o reconhecimento e a legitimação de condutas integradoras de identidades, das variadas maneiras de pensar e agir na sala de aula e no mundo.
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