NUANCES E MATIZES MATEMÁTICAS EM SUAS RELAÇÕES INTERCULTURAIS E ARTÍSTICAS

Résumé

O presente artigo discute as relações dicotômicas entre a Matemática e a Arte, em uma perspectiva etnomatemática e intercultural do pensamento, a fim de (re)significar o ensino de Matemática, para um ensino menos estruturalista e com mais humanidade, por meio de práticas discursivas e não discursivas, em suas dimensões histórica, social e cultural. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica, exploratória e de abordagem qualitativa. O artigo analisa o papel do Outro como transgressor do nosso lugar comum, principalmente porque o Outro cobra o lugar mesmo da diferença, o lugar da política, deixando claro que todo lugar é lugar de relações de poder, inclusive e, sobretudo, no âmbito da Matemática, para a contrução de um projeto político, social e espistêmico em movimento. A interculturalidade também traz algumas contribuições, nesta investigação, na composição de novos pensamentos, vozes, saberes, práticas e poderes sociais de grupos socioculturais que foram historicamente excluídos, muito mais que um conceito de inter-relação e/ou comunicação. Por fim, tais abordagens de conexão deste campos de conhecimento, em uma perspectiva interdiscipinar,  são analisadas, com vista ao fortalecimento das conexões para a constituição de identidades dinâmicas, abertas e plurais, por meio de processos de ensino e aprendizagem culturais, matemáticos e artísticos.

Bibliographies de l'auteur

Eliézer Reis Vicente, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestrando do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG/RC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Ellen Risia de Siqueira Freitas, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG). Graduação em Pedagogia (UEG). Bolsista de Pós-Graduação Stricto Sensu – UEG.

Olira Saraiva Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Professora do Programa do Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás. Pós-doutorado pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal (FLUP). Pós-doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado em Cultura Contemporânea (PACC) da Faculdade de Letras (UFRJ). Doutorado em Arte e Cultura Visual (UFG). Mestrado em Educação (PUC-Goiás). Graduação em Letras (UEG)

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Publiée
2022-09-13