NUANCES E MATIZES MATEMÁTICAS EM SUAS RELAÇÕES INTERCULTURAIS E ARTÍSTICAS
Abstract
O presente artigo discute as relações dicotômicas entre a Matemática e a Arte, em uma perspectiva etnomatemática e intercultural do pensamento, a fim de (re)significar o ensino de Matemática, para um ensino menos estruturalista e com mais humanidade, por meio de práticas discursivas e não discursivas, em suas dimensões histórica, social e cultural. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica, exploratória e de abordagem qualitativa. O artigo analisa o papel do Outro como transgressor do nosso lugar comum, principalmente porque o Outro cobra o lugar mesmo da diferença, o lugar da política, deixando claro que todo lugar é lugar de relações de poder, inclusive e, sobretudo, no âmbito da Matemática, para a contrução de um projeto político, social e espistêmico em movimento. A interculturalidade também traz algumas contribuições, nesta investigação, na composição de novos pensamentos, vozes, saberes, práticas e poderes sociais de grupos socioculturais que foram historicamente excluídos, muito mais que um conceito de inter-relação e/ou comunicação. Por fim, tais abordagens de conexão deste campos de conhecimento, em uma perspectiva interdiscipinar, são analisadas, com vista ao fortalecimento das conexões para a constituição de identidades dinâmicas, abertas e plurais, por meio de processos de ensino e aprendizagem culturais, matemáticos e artísticos.
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