ESTRATÉGIAS MERCANTILISTAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE

Résumé

O artigo descreve como a lógica do mercado tem penetrado na formação docente, e evidencia-se a execução dos programas da Fundação Itaú Social e Fundação Telefônica Vivo, que se inseriram na formação continuada dos professores. As contribuições teórico-metodológicas do materialismo histórico-dialético guiaram o percurso da análise documental. Desse modo, se observa a materialização do financiamento das ações do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública de Manaus, compreendido como uma política pública inserida no bojo da educação pública, que incorporou as orientações do BID, garantindo a mercadorização da formação de professores da educação básica.Os resultados mostram a naturalização de que tudo que envolve a educação pública pode e deve ser convertido em bens e produtos comercializáveis. Nessa análise, as implicações do sistema de parceria público-privada na educação, executada pelos acordos, convênios e contratos com o ente público, corresponde à lógica privatista.

Bibliographies de l'auteur

Rudervania da Silva Lima Aranha, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Pedagogia pela (UFAM), Mestre em Educação (pela UFAM) e Doutora em Educação (pela UFAM). Atualmente é professora na SEMED/Manaus e Integrante do Grupo de Pesquisa - GEPPE.

Selma Suely Baçal de Oliveira , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação pela USP, e graduada em Pedagogia pela (UFAM). É professora na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e líder do Grupo de Pesquisa - GEPPE.

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Publiée
2023-03-15