MERCANTILIST STRATEGIES FOR TEACHER TRAINING
Abstract
O artigo descreve como a lógica do mercado tem penetrado na formação docente, e evidencia-se a execução dos programas da Fundação Itaú Social e Fundação Telefônica Vivo, que se inseriram na formação continuada dos professores. As contribuições teórico-metodológicas do materialismo histórico-dialético guiaram o percurso da análise documental. Desse modo, se observa a materialização do financiamento das ações do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública de Manaus, compreendido como uma política pública inserida no bojo da educação pública, que incorporou as orientações do BID, garantindo a mercadorização da formação de professores da educação básica.Os resultados mostram a naturalização de que tudo que envolve a educação pública pode e deve ser convertido em bens e produtos comercializáveis. Nessa análise, as implicações do sistema de parceria público-privada na educação, executada pelos acordos, convênios e contratos com o ente público, corresponde à lógica privatista.
References
BID. BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO. Informe General: Evaluación intermedia de los compromisos del noveno aumento general de capital. [2013]. Disponível: https://publications.iadb.org/. Acesso em: 20 mar. 2020.
BID. BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO. Proyecto de Expansión y Mejoramiento Educativo de la red Pública Municipal de Manaus (PROEMEM). [2014]. Disponível em: https://www.iadb.org/en/project/BR-L1392. Acesso em: 20. mar. 2020.
CAETANO, Maria Raquel.; PERONI, Vera Maria Vidal. Relação entre o público privado na educação: conceitos, sujeitos, relações. In: AZEVEDO, Jose Clovis de; REIS, Jonas Tarcísio. Neoconservadorismo e resistência: dilemas da educação pública. Porto Alegre: Editora Universitária Metodista, 2019.
CUNHA, Luiz Antonio. O desenvolvimento meandroso da educação brasileira entre o Estado e o mercado. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 p. 809-829, out. 2007. Edição especial. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br.html. Acesso em: 26 jul. 2019.
EVANGELISTA Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. Roteiro de trabalho do minicurso oferecido durante a 31ª Reunião Anual da ANPED, GT15, Educação Especial. Caxambu, out. 2008. Disponível em:
https://xdocs.com.br/download/olinda-evangelista-apontamentos-2855zvw1k58x?hash=4e6111856e9303ed3552c7567bb23bb0. Acesso em: 20 set. 2020
FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO. Informe Social 2019. São Paulo: Fundação Telefônica Vivo, [2019]. Disponível em: https://fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/pdfs/Informe%20Social%20_2020_%20VF.pdf. Acesso em: 27 jan.
2020.
GOODSON. Ivor F. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Tradução de Vera Joscelyne. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
KRAWCZYK, Nora. A construção social das políticas educacionais no Brasil e na América Latina. In: BROOKE, Nigel (Org.). Marcos históricos na formação da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012. p. 347-349.
LAMOSA, Rodrigo (Org.). Classe dominante e educação em tempos de pandemia: uma tragédia anunciada. Editora Terra sem Amos: Parnaíba, 2020.
MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MONTAÑO, Carlos. Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de
intervenção. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2002.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – OCDE. Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020. [2020]. Disponível em: https://globaled.gse.harvard.edu/files/geii/files/um_roteiro_para_guiar_a_resposta_educacional_a_pandemia_da_covid-19_reimersschleicher_ceipe_30032020_1.pdf. Acesso em 14 nov. 2020.
SARTI, Flávia Medeiros. O triângulo da formação docente: seus jogadores e configurações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 323-338, abr./jun. 2012. Recuperado de: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.
SEMED. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Relatório referente ao Acordo de Cooperação Técnica 03/2017. Manaus, [2019].
SEMED. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Relatório de acompanhamento e fiscalização Projeto: Aula Digital – PROFUTURO/2020. Manaus, [2020].
SHIROMA Eneida Oto; EVANGELISTA Olinda. Estado, Capital e Educação: reflexões sobre hegemonia e redes de governança. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, mai./ago. 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4359. Acesso em: 20 set. 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).