TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA

Résumé

Trata-se de um relato de experiência desenvolvida na disciplina Didática Específica da Matemática na Educação Infantil ofertada no curso de Licenciatura em Pedagogia no semestre 2022-1, pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ( PARFOR), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Belém. O objetivo foi visibilizar uma prática pedagógica inovadora e criativa com a construção de tecnologias educacionais na formação de professores. Fizemos uso de metodologias ativas com a utilização de nuvem de palavras, resumo criativo e fluxogramas. Foram produzidos três produtos educacionais, levando-se em conta as experiências Matemáticas vivenciadas na Educação Infantil: Tecnologia Educacional Quebra Cabeça Noções de Espaço, Tecnologia Educacional Tapete Humano dos Numerais e Tecnologia Educacional Tapete Humano. Conclui-se que a transposição didática na construção de Tecnologias Educacionais se apresenta como ferramenta capaz de promover melhorias para o ensino-aprendizagem de Matemática em salas de aula de Educação Infantil.

Biographie de l'auteur

Helena do Socorro Campos da Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Pedagoga. Mestre em Ensino. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA campus Belém. 

Références

CAMBRAIA, E. da S.; LOBATO, M. N. L.; NASCIMENTO, D. R. P. A ludicidade na alfabetização matemática no âmbito da educação infantil. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 75–90, 2018. DOI: 10.30612/tangram.v1i2.7979. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7979. Acesso em: 8 jul. 2022.
JAIME, M. P.; KOLLER, M. R. T.; GRAEML, F. R. La aplicación de flipped classroom en el curso de dirección estratégica. In: JORNADAS INTERNACIONALS DE INNOVACIÓN UNIVERSITÁRIA, 12., 2015, Madrid. Actas... EU, 2015. Aprendizaje experiencial, p. 119-133.
MARTINS, V. M. T. Para uma pedagogia da criatividade. Propostas de trabalho. Porto: Asa Editores. (Cadernos Investigação e Práticas, 12), 2000.
MENDES, Iran Abreu. Criatividade na história da criação Matemática: potencialidades para o trabalho do professor. Belém: Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, 2019.
MIGUÉIS, M. R.; AZEVEDO, M. G. (Entre)cruzando saberes. In: MIGUEIS, M. R.; AZEVEDO, M. G. (Orgs.). Educação Matemática na infância: abordagens e desafios. Serzedo - Vila Nova de Gaia, Portugal: Gailivro, 2007. p. 15-24.
ROCHA, Helena do Socorro Campos da (org.). Metodologias ativas no ensino da diversidade etnicorracial na formação de professores de ciências biológicas e química. Belém: IFPA, 2018.
ROCHA, Helena do Socorro Campos da. Tecnologias Educacionais para o trato com a África na Educação Básica. 1. Ed. Belém: Editora IFPA, 2013. V. 1. 219 p.
STERNBERG, R. J.; WILLIAMS, W. M. Como desenvolver a criatividade do aluno. Porto: Asa Editores, 2003.
Publiée
2022-08-29