TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
Abstract
Trata-se de um relato de experiência desenvolvida na disciplina Didática Específica da Matemática na Educação Infantil ofertada no curso de Licenciatura em Pedagogia no semestre 2022-1, pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ( PARFOR), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Belém. O objetivo foi visibilizar uma prática pedagógica inovadora e criativa com a construção de tecnologias educacionais na formação de professores. Fizemos uso de metodologias ativas com a utilização de nuvem de palavras, resumo criativo e fluxogramas. Foram produzidos três produtos educacionais, levando-se em conta as experiências Matemáticas vivenciadas na Educação Infantil: Tecnologia Educacional Quebra Cabeça Noções de Espaço, Tecnologia Educacional Tapete Humano dos Numerais e Tecnologia Educacional Tapete Humano. Conclui-se que a transposição didática na construção de Tecnologias Educacionais se apresenta como ferramenta capaz de promover melhorias para o ensino-aprendizagem de Matemática em salas de aula de Educação Infantil.
References
JAIME, M. P.; KOLLER, M. R. T.; GRAEML, F. R. La aplicación de flipped classroom en el curso de dirección estratégica. In: JORNADAS INTERNACIONALS DE INNOVACIÓN UNIVERSITÁRIA, 12., 2015, Madrid. Actas... EU, 2015. Aprendizaje experiencial, p. 119-133.
MARTINS, V. M. T. Para uma pedagogia da criatividade. Propostas de trabalho. Porto: Asa Editores. (Cadernos Investigação e Práticas, 12), 2000.
MENDES, Iran Abreu. Criatividade na história da criação Matemática: potencialidades para o trabalho do professor. Belém: Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, 2019.
MIGUÉIS, M. R.; AZEVEDO, M. G. (Entre)cruzando saberes. In: MIGUEIS, M. R.; AZEVEDO, M. G. (Orgs.). Educação Matemática na infância: abordagens e desafios. Serzedo - Vila Nova de Gaia, Portugal: Gailivro, 2007. p. 15-24.
ROCHA, Helena do Socorro Campos da (org.). Metodologias ativas no ensino da diversidade etnicorracial na formação de professores de ciências biológicas e química. Belém: IFPA, 2018.
ROCHA, Helena do Socorro Campos da. Tecnologias Educacionais para o trato com a África na Educação Básica. 1. Ed. Belém: Editora IFPA, 2013. V. 1. 219 p.
STERNBERG, R. J.; WILLIAMS, W. M. Como desenvolver a criatividade do aluno. Porto: Asa Editores, 2003.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).