PERCURSOS E TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS(ES) DO PARFOR NO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ

Résumé

O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre o perfil dos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre -UFAC, que foram formados pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, nos anos de 2015-2019, no município de Tarauacá-Acre. Analisaram-se os trabalhos de conclusão de curso dos egressos de 5 turmas em três focos: socioeconômico, trajetória escolar e gênero no contexto da região amazônica, especialmente nas áreas rurais e de difícil acesso. A partir dessa análise, discute-se como eles influenciaram o percurso formativo desses alunos, caracterizando e definindo quem são os egressos do curso de Pedagogia/PARFOR/UFAC de 2019. Constatou-se a importância da implementação de políticas de ampliação do acesso ao ensino superior como instrumento de garantia de direitos e de valorização profissional, bem como de reconhecimento da profissão e da identidade docente desses alunos.

Bibliographies de l'auteur

Jean Mauro de Abreu Morais, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) Associação Plena em Rede (EDUCANORTE), pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre. Pesquisador membro do Núcleo de Estudos Pesquisas em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação (Nupgefe) da Universidade Federal do Acre (Ufac). Formador do PARFOR. Rio Branco-AC. 

Josenir Calixto de Araújo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Educação (2017) pela Universidade Federal do Acre. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) Associação Plena em Rede (EDUCANORTE), pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador membro do Núcleo de Estudos Pesquisas em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação (Nupgefe) da Universidade Federal do Acre (Ufac). Formador do PARFOR, Rio Branco-AC. Brasil. 

Natharça Mangueira de Sousa, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Mestre em Educação (2016) pela Universidade Federal do Acre. Professora da rede estadual do Acre. Pesquisadora membro do Núcleo de Estudos Pesquisas em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação (Nupgefe) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Formadora do PARFOR, Rio Branco-AC. Brasil. 

Références

BAGGI, Cristiane Aparecida dos Santos; LOPES, Doraci Alves. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Disponível em:. 2011. Acessado em: 09 jun. 2022.

CORRÊA, N. C. B.; FERREIRA, J. de L.; LIECHOCKI, B. K. História de vida e formação de professores: uma pesquisa do tipo estado da arte. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020024, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv. v11i.8513. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8513. Acesso em: 22 jun. 2022.

DE MELO FERREIRA, A.; BRZEZINSKI, I. Parfor e formação de professores para educação básica: obstáculos e potencialidades. Linhas Crí¬ticas, [S. l.], v. 26, p. e24977, 2020. DOI: 10.26512/lc. v26.2020.24977. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/24977. Acesso em: 22 jun. 2022.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

SANTOS, Adriana Ramos dos; DAMASCENO, Ednaceli Abreu; MELO, Lúcia de Fátima; CARVALHO, Mark Clark Assen de. Contribuições do PARFOR/UFAC para a formação dos professores do campo no Estado do Acre. In: CARVALHO, Mark Assen de; SILVA, Josenilda Maria Maúes da; GONÇALVES, Rafael Marques (Org). Contextos, sujeitos e práticas de formação de professores os desafios do PARFOR. Curitiba: CRV, 2020, p. 101-115.

VIANNA, Cláudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Disponível em :< http://old.scielo.br/pdf/cpa/n17-18/n17a03.pdf>. Cadernos Pagu (17/18) 2001/02: p. 81-103. Acessado em: 09 jun. 2022.
Publiée
2022-08-29