PERCURSOS E TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS(ES) DO PARFOR NO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ
Abstract
O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre o perfil dos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre -UFAC, que foram formados pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, nos anos de 2015-2019, no município de Tarauacá-Acre. Analisaram-se os trabalhos de conclusão de curso dos egressos de 5 turmas em três focos: socioeconômico, trajetória escolar e gênero no contexto da região amazônica, especialmente nas áreas rurais e de difícil acesso. A partir dessa análise, discute-se como eles influenciaram o percurso formativo desses alunos, caracterizando e definindo quem são os egressos do curso de Pedagogia/PARFOR/UFAC de 2019. Constatou-se a importância da implementação de políticas de ampliação do acesso ao ensino superior como instrumento de garantia de direitos e de valorização profissional, bem como de reconhecimento da profissão e da identidade docente desses alunos.
References
CORRÊA, N. C. B.; FERREIRA, J. de L.; LIECHOCKI, B. K. História de vida e formação de professores: uma pesquisa do tipo estado da arte. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020024, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv. v11i.8513. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8513. Acesso em: 22 jun. 2022.
DE MELO FERREIRA, A.; BRZEZINSKI, I. Parfor e formação de professores para educação básica: obstáculos e potencialidades. Linhas Crí¬ticas, [S. l.], v. 26, p. e24977, 2020. DOI: 10.26512/lc. v26.2020.24977. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/24977. Acesso em: 22 jun. 2022.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
SANTOS, Adriana Ramos dos; DAMASCENO, Ednaceli Abreu; MELO, Lúcia de Fátima; CARVALHO, Mark Clark Assen de. Contribuições do PARFOR/UFAC para a formação dos professores do campo no Estado do Acre. In: CARVALHO, Mark Assen de; SILVA, Josenilda Maria Maúes da; GONÇALVES, Rafael Marques (Org). Contextos, sujeitos e práticas de formação de professores os desafios do PARFOR. Curitiba: CRV, 2020, p. 101-115.
VIANNA, Cláudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Disponível em :< http://old.scielo.br/pdf/cpa/n17-18/n17a03.pdf>. Cadernos Pagu (17/18) 2001/02: p. 81-103. Acessado em: 09 jun. 2022.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).