DEMANDAS FORMATIVAS E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO A PARTIR DA PRODUÇÃO MONOGRÁFICA DISCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA - PARFOR (UERN)

Résumé

Os processos de profissionalização docente são atravessados por contextos históricos, sócio-econômicos, políticos, culturais, identitários e profissionais, os quais adentram o universo da formação docente e da prática profissional. O objetivo deste texto é refletir sobre demandas formativas de profissionalização docente, mediante interesses de investigação, explicitados em monografias do curso de Pedagogia (PARFOR-UERN), tecendo relações entre saberes docentes que se entrelaçam na relação dialética entre prática-teoria-prática. Na abordagem da pesquisa qualitativa em educação, adotamos a proposta metodológica da pesquisa-formação, por entender que os sujeitos protagonistas desses processos investigam temáticas concernentes aos seus cotidianos escolares e se formam em parceria com seus pares e instituições de formação, tendo como referência a escola e a universidade. Os resultados apontam algumas temáticas recorrentes, revelando a permanência, pertinência e constância para algumas inquietações, contudo, há de se observar elemento inusitado em algumas propostas: a pandemia pela Covid-19 e seus impactos e desdobramentos na educação.

Bibliographies de l'auteur

Roberta Ceres Medeiros Antunes de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta do Departamento de Educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

Sara Raphaela Machado de Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta do Departamento de Educação e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

 

Références

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Publiée
2022-08-29