DEMANDAS FORMATIVAS E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO A PARTIR DA PRODUÇÃO MONOGRÁFICA DISCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA - PARFOR (UERN)
Résumé
Os processos de profissionalização docente são atravessados por contextos históricos, sócio-econômicos, políticos, culturais, identitários e profissionais, os quais adentram o universo da formação docente e da prática profissional. O objetivo deste texto é refletir sobre demandas formativas de profissionalização docente, mediante interesses de investigação, explicitados em monografias do curso de Pedagogia (PARFOR-UERN), tecendo relações entre saberes docentes que se entrelaçam na relação dialética entre prática-teoria-prática. Na abordagem da pesquisa qualitativa em educação, adotamos a proposta metodológica da pesquisa-formação, por entender que os sujeitos protagonistas desses processos investigam temáticas concernentes aos seus cotidianos escolares e se formam em parceria com seus pares e instituições de formação, tendo como referência a escola e a universidade. Os resultados apontam algumas temáticas recorrentes, revelando a permanência, pertinência e constância para algumas inquietações, contudo, há de se observar elemento inusitado em algumas propostas: a pandemia pela Covid-19 e seus impactos e desdobramentos na educação.
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