DEMANDAS FORMATIVAS E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO A PARTIR DA PRODUÇÃO MONOGRÁFICA DISCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA - PARFOR (UERN)
Abstract
Os processos de profissionalização docente são atravessados por contextos históricos, sócio-econômicos, políticos, culturais, identitários e profissionais, os quais adentram o universo da formação docente e da prática profissional. O objetivo deste texto é refletir sobre demandas formativas de profissionalização docente, mediante interesses de investigação, explicitados em monografias do curso de Pedagogia (PARFOR-UERN), tecendo relações entre saberes docentes que se entrelaçam na relação dialética entre prática-teoria-prática. Na abordagem da pesquisa qualitativa em educação, adotamos a proposta metodológica da pesquisa-formação, por entender que os sujeitos protagonistas desses processos investigam temáticas concernentes aos seus cotidianos escolares e se formam em parceria com seus pares e instituições de formação, tendo como referência a escola e a universidade. Os resultados apontam algumas temáticas recorrentes, revelando a permanência, pertinência e constância para algumas inquietações, contudo, há de se observar elemento inusitado em algumas propostas: a pandemia pela Covid-19 e seus impactos e desdobramentos na educação.
References
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa/ Paulo Freire, São Paulo: Paz e Terra, 2011.
LANEVE, Cosimo. Per una teoria della didattica. Brescia: Ed. La Scuola, 1993.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
NÓVOA, António. (Org.) Profissão professor. Porto: Porto Editora, Colecção Ciências da Educação, 1995.
NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. EDUCA. ISBN: 972-8036-48-5. Lisboa, Portugal, 2002.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. EDUCA. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8272-02-7. Lisboa, Portugal, 2009.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán. RAMALHO, Betania Leite. A profissionalização da docência: um olhar a partir da representação de professoras do ensino fundamental. Revista Iberoamericana de Educación..º 46/9 – 10 de septiembre de 2008.
OLIVEIRA, Inês Barbosa. Criação Curricular, autoformação e formação continuada no cotidiano escolar.In: FERRAÇO, Carlos Eduardo. (org). Cotidiano escolar, formação de professores (as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2005.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Revista Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, jan./abr. 2016, p. 67-86.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Uma versão deste texto foi apresentada e discutida por ocasião do I Congresso do PROFLETRAS (UFJF, Juiz de Fora – MG, setembro/2015) e do Congresso da AFIRSE (UFRN, Natal, setembro, 2015).
PIMENTA, SELMA GARRIDO et al. A construção da didática no GT Didática–análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, p. 143-162, 2013.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis - Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Quando Acaba o Século XX (Breve Companhia). Companhia das Letras. 2020.
SOUZA, Kátia R.; SCHWAB, Diego. Tecnologia Social: implicações e desafios da implantação. Revista Tecnologia e Sociedade. Curitiba. v. 12, p. 42-60, 2016. Disponível em:
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Tradução de Francisco Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 325p.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, Campus Avançado de Assú, 2019, 175p.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).