A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO QUE APRENDEM E ENSINAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PARFOR-UNIFESSPA
Résumé
Falar da formação docente de professores em serviço, traz em seu bojo a compreensão de uma postura docente formada em condições diferenciadas, que precisam ser repensadas de forma singular. A partir do amálgama de vários fatores presentes nessas trajetórias, perguntamos: o que é isso, a formação de professores que aprendem e ensinam matemática no contexto de um Programa Nacional de Formação de Professores? Nossa intenção é alinhavar ideias da docência na educação superior pelo prisma do formador com as dos formandos ao produzirem pesquisa. Este trabalho é tecido numa postura fenomenológica que apresenta nuances da formação de professores em serviço, que aprendem e ensinam matemática no contexto do Parfor-Unifesspa. Possibilitou identificar traços de uma identidade profissional articulada num espaço-tempo de formação, tecida numa postura diferenciada, por ser relativa e historicamente situada num cenário de formação de professores em serviço, que comungam a experiência da formação inicial compartilhada com a continuada.
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