A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO QUE APRENDEM E ENSINAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PARFOR-UNIFESSPA
Abstract
Falar da formação docente de professores em serviço, traz em seu bojo a compreensão de uma postura docente formada em condições diferenciadas, que precisam ser repensadas de forma singular. A partir do amálgama de vários fatores presentes nessas trajetórias, perguntamos: o que é isso, a formação de professores que aprendem e ensinam matemática no contexto de um Programa Nacional de Formação de Professores? Nossa intenção é alinhavar ideias da docência na educação superior pelo prisma do formador com as dos formandos ao produzirem pesquisa. Este trabalho é tecido numa postura fenomenológica que apresenta nuances da formação de professores em serviço, que aprendem e ensinam matemática no contexto do Parfor-Unifesspa. Possibilitou identificar traços de uma identidade profissional articulada num espaço-tempo de formação, tecida numa postura diferenciada, por ser relativa e historicamente situada num cenário de formação de professores em serviço, que comungam a experiência da formação inicial compartilhada com a continuada.
References
ANDRADE, D. M.; BATISTA, J. O.; SANTOS, D. S. S.; MOCROSKY, L. F. A influência do Novo ENEM na relação de ensino e aprendizagem matemática: o caso da Escola Jorceli da Silva Sestari. Ensino e Multidisciplinaridade,
v. 6, n. 1, p. 30-47, 2020. Disponibilidade em: < http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/4204/2233> Acesso em: 04 abr. 2022.
BARROS, O. F.. A formação de professores no curso de Pedagogia do Parfor: os desafios da pesquisa na construção do trabalho de conclusão de curso. In: SILVA, J. B. do C.; LOPES, J. D. (org.). PARFOR: práxis amazônicas na formação dos professores da educação básica. Cametá, PA: Campus Universitário do Tocantins/Cametá, 2017. p. 137-152.
BICUDO, M. A. V. Pesquisa Fenomenológica em Educação: Possibilidades e desafios. Revista Paradigma [S.L], v. 41, p. 30-56, jun. 2020. Revista Paradigma (Edición Cuadragésimo Aniversario: 1980-2020).
https://orcid.org/0000-0002-3533-169X
BICUDO, M. A. V. A pesquisa em educação matemática: a prevalência da abordagem qualitativa. R.B.E.C.T. [S.L], v.5, n. 2, p. 15-26, mai-ago. 2012. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - R.B.E.C.T.
http://dx.doi.org/10.3895/S1982-873X2012000200002
BICUDO, M. A. V.. Ciberespaço: Possibilidades que se abre ao mundo da educação. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. 417 p. (Coleção contextos da ciência).
BICUDO, M.A.V. Pesquisa Qualitativa; Significados e a Razão que a Sustenta. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo: Ano 1, n.1, 2005, p. 7-26. Disponibilidade em: < https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/7/7 > Acesso em 20 mar 2022.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases Educação Nacional. Disponibilidade em:
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponibilidade em: < https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html > Acesso em: 20 mar 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponibilidade em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm > Acesso em: 20 mar 2022.
BRASIL. Lei nº 11.273, de 6 de fevereiro de 2006. Autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Disponibilidade em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11273.htm > Acesso em: 20 mar 2022.
BRASIL. Decreto Nº 6.755, DE 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Disponibilidade em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm > Acesso em: 20 mar 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, Diário Oficial da União, 12 dez. 2012. Disponibilidade em: < https://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2013/06_jun_14_publicada_resolucao.html> Acesso em: 20 mar 2022.
BRASIL. Portaria nº 82, de 17 de abril de 2017. Ministério da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (MEC/CAPES), 2017. Disponibilidade em: < https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20173502/do1-2017-04-20-portaria-n-82-de-17-de-abril-de-2017-20173369>. Acesso em: 20 mar. 2022.
BRASIL. Relatório de gestão 2009-2013 da Diretoria de formação de professores da educação básica – DEB. Brasília, DF: Capes, 2013. Disponibilidade em: < chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/1892014-relatorio-parfor-pdf >. Acesso em: 20 mar. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponibilidade em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm > Acesso em: 20 mar 2022.
CALDAS, I. F.; FERREIRA, H. P. de A.. Formação superior em serviço: tensões, limites e potencialidades. In: SOUZA, M. I. P. de O.; FRISSELLI, R. R. Z. (org.). O Parfor, a formação e a ação dos professores da educação básica. Londrina - Pr: Parfor/Uel, 2017. p. 17-31.
DOURADO, K. D. A forma-ação continuada dos alfabetizadores matemáticos: da transição da etapa final da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Santana do Araguaia - PA, 2020.
ESPÓSITO, V. H. C. Hermenêutica: estudo introdutório e o Trabalho do professor de Matemática. Cadernos da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos. v.2, n. 2 (1991). São Paulo, p. 85-112
FRANCO, M. A. S..Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. Santos: Universidade de São Paulo, 2009. 74 p.
FELDEN, E. de L..Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva dos coordenadores de área e de curso. 2013. 281 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2013.
FERREIRA, S. de B.; RESENDE, C. C. de. Formação de professores da educação básica: um estudo de caso do Parfor. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico Científico Editado Pela ANPAE, [S.L.], v. 37, n. 1, p. 417-446, 16 abr. 2021. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE. http://dx.doi.org/10.21573/vol37n12021.108420.
HEIDEGGER, M. O que é uma coisa? Doutrina de kant dos princípios transcendentais. Lisboa - Portugal: Edições, 1987, 241 p. Trad.: Carlos Morujão.
LOPES, J. D.. Reflexões sobre o TCC como componente curricular do Curso de Letras/Língua Portuguesa/PARFOR. In: SILVA, J. B. do C.; LOPES, J. D. (org.). PARFOR: práxis amazônicas na formação dos professores da educação básica. Cametá, PA: Campus Universitário do Tocantins/Cametá, 2017. p. 61-73.
MONDINI, F.; MOCROSKY, L. F.; BICUDO, M. A. V. A hermenêutica em educação matemática: compreensões e possibilidades. REVEMAT. Florianópolis - SC, v.12, n. 1, p. 1-10. 2012. revista eletrônica de educação matemática - REVEMAT.
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p1
NUNES, E. A.; PATRÍCIA, M. A.; COSTA, R. V.. PARFOR: a reflexão teoria-prática como princípio norteador da formação de professores em uma turma de pedagogia de Ariquemes-RO. In: SOUZA, M. I. P. de O.; FRISSELLI, R. R. Z. (Org.). O Parfor, a formação e a ação dos professores da educação básica. Londrina - Pr: Parfor/Uel, 2017. p. 17-31.
PEREIRA, E. A. D.. Formação flutuante: percursos formativos de discentes do curso de Pedagogia-PARFOR do campo amazônico. In: SILVA, J. B. do C.; LOPES, J. D. (org.). PARFOR: práxis amazônicas na formação dos professores da educação básica. Cametá, PA: Campus Universitário do Tocantins/Cametá, 2017. p. 43-60.
PEREIRA, D. C.; GAIA, D. do C. R.; SILVA, J. B. do C.; CASTRO, O. L. M. de. Formação e valorização da carreira docente: contribuições e os desafios da coordenação local do Parfor no campus universitário do Tocantins/UFPA. In: SILVA, J. B. do C.; LOPES, J. D. (org.). PARFOR: práxis amazônicas na formação dos professores da educação básica. Cametá, PA: Campus Universitário do Tocantins/Cametá, 2017. p. 13-27.
PINHO, Maria José de. CONTEÚDOS QUE EMBASAM DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: é possível pensar complexo?. Revista Humanidades e Inovação, [S.L.], v. 43, n. 8, p. 175-183, abr. 2021. Disponibilidade em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5539. Acesso em: 29 mar. 2022.
RODRIGUES, D. S.; SILVA, G. P. da.. Universidade multicampi: A interiorização e o Parfor. In: SILVA, J. B. do C.; LOPES, J. D. (org.). PARFOR: práxis amazônicas na formação dos professores da educação básica. Cametá, PA: Campus Universitário do Tocantins/Cametá, 2017. p. 29-41.
SANTOS, L. F. dos. Álgebra nas séries iniciais no ensino de sequências repetitivas e recursivas: relato de experiência no 2º ano da educação básica. 2020. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Santana do Araguaia - PA, 2020.
SCHUETZ, P. P.; GOMES, G. V. A.; CARDOSO, L. M.. A percepção de professoras cursistas do Parfor sobre as contribuições do Parfor à prática pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 3, p. 1-19, dez. 2021. Trimestral.
SILVA, F. O. da; LEITE, J. T.; GOMES, A. C. R.. A Formação Inicial pelo Parfor/Unifesspa: uma análise do perfil de estudantes. In: Seminário de Projetos de Ensino, 1., 2017, Marabá - Pa. Anais do Seminário de Projetos de Ensino. Marabá - PA: Unifesspa, 2021. v. 5, p. 1-4. Disponibilidade em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/587 >. Acesso em: 20 mar. 2022.
SILVA, J. B. do C.; LOPES, J. D. (Org). PARFOR: práxis amazônicas na formação dos professores da educação básica. Cametá, PA: Campus Universitário do Tocantins/Cametá, 2017. 263f.
SILVA, P. F. da. Concepções discentes a respeito da resolução de problemas envolvendo equações do 1º grau na EJA. 2020. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Santana do Araguaia - PA, 2020.
SOUZA, V. C.. Impacto do Parfor nas Escolas Públicas do Ensino Fundamental. Educação & Realidade, Porto Alegre - RS, v. 46, n. 2, p. 1-25, 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236106417.
UNIFESSPA. Faculdade de Matemática de Marabá/PARFOR. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), Marabá – PA, 2014. Disponibilidade em: < https://famat.unifesspa.edu.br/images/PARFOR/PPC/Estrutura_curricular_parfor.pdf > Acesso em: 20 mar 2022.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).