O SUJEITO “PROFESSOR” NO ENSINO SUPERIOR ATUAL SOB A ÓTICA DA PSICANÁLISE

Résumé

Pretende-se a partir deste artigo, observar primeiramente como o histórico do Ensino Superior do Brasil Colônia à Pós-Modernidade é acompanhado de cenários políticos, sociais e econômicos que colocaram a Educação Superior inicialmente como algo mediado pelo ensino jesuítico, passando por uma inauguração a partir da vinda da família real para o Brasil e um crescimento vertiginoso entre a Ditadura Militar e a década de 1960 principalmente do setor privado. Será possível ver, como o crescimento permitiu o acesso de novas camadas populares, além da interiorização e regionalização da oferta de ensino superior no país. Além das dimensões macro históricas a composição do Ensino Superior também se dá por eixos que envolve a formação docente e o lugar do professor universitário nesse contexto. A Psicanálise à luz do cenário educacional preconiza que o professor ocupa um lugar na relação com o aluno por estar investido transferencialmente por uma função, a função (simbólica) paterna. Tal função é, de acordo com a teoria lacaniana, composta por um dispositivo de linguagem discursivo que no laço social é representado pelo discurso universitário, transmissor de um saber para um outro.

Biographie de l'auteur

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Psicanalista. Sócio(a) da SBPC Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Sócio desde 2020 à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino-Americanas e do Caribe de Neurociências. Tem experiência na área de Educação, na intersecção entre Psicanálise e Educação, abordando principalmente os seguintes temas: Educação em tempos de crise, Educação e autoridade; Ensino e transmissão; Subjetividade da criança com transtorno do espectro autista nos espaços escolares. ­Editor da Revista Impressa Análises de discurso. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3941575427040698. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1861-0902. E-mail: dpestana@usp.br

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Publiée
2023-02-27