O SUJEITO “PROFESSOR” NO ENSINO SUPERIOR ATUAL SOB A ÓTICA DA PSICANÁLISE
Abstract
Pretende-se a partir deste artigo, observar primeiramente como o histórico do Ensino Superior do Brasil Colônia à Pós-Modernidade é acompanhado de cenários políticos, sociais e econômicos que colocaram a Educação Superior inicialmente como algo mediado pelo ensino jesuítico, passando por uma inauguração a partir da vinda da família real para o Brasil e um crescimento vertiginoso entre a Ditadura Militar e a década de 1960 principalmente do setor privado. Será possível ver, como o crescimento permitiu o acesso de novas camadas populares, além da interiorização e regionalização da oferta de ensino superior no país. Além das dimensões macro históricas a composição do Ensino Superior também se dá por eixos que envolve a formação docente e o lugar do professor universitário nesse contexto. A Psicanálise à luz do cenário educacional preconiza que o professor ocupa um lugar na relação com o aluno por estar investido transferencialmente por uma função, a função (simbólica) paterna. Tal função é, de acordo com a teoria lacaniana, composta por um dispositivo de linguagem discursivo que no laço social é representado pelo discurso universitário, transmissor de um saber para um outro.
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