O SUJEITO “PROFESSOR” NO ENSINO SUPERIOR ATUAL SOB A ÓTICA DA PSICANÁLISE

Resumen

Pretende-se a partir deste artigo, observar primeiramente como o histórico do Ensino Superior do Brasil Colônia à Pós-Modernidade é acompanhado de cenários políticos, sociais e econômicos que colocaram a Educação Superior inicialmente como algo mediado pelo ensino jesuítico, passando por uma inauguração a partir da vinda da família real para o Brasil e um crescimento vertiginoso entre a Ditadura Militar e a década de 1960 principalmente do setor privado. Será possível ver, como o crescimento permitiu o acesso de novas camadas populares, além da interiorização e regionalização da oferta de ensino superior no país. Além das dimensões macro históricas a composição do Ensino Superior também se dá por eixos que envolve a formação docente e o lugar do professor universitário nesse contexto. A Psicanálise à luz do cenário educacional preconiza que o professor ocupa um lugar na relação com o aluno por estar investido transferencialmente por uma função, a função (simbólica) paterna. Tal função é, de acordo com a teoria lacaniana, composta por um dispositivo de linguagem discursivo que no laço social é representado pelo discurso universitário, transmissor de um saber para um outro.

Biografía del autor/a

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Psicanalista. Sócio(a) da SBPC Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Sócio desde 2020 à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino-Americanas e do Caribe de Neurociências. Tem experiência na área de Educação, na intersecção entre Psicanálise e Educação, abordando principalmente os seguintes temas: Educação em tempos de crise, Educação e autoridade; Ensino e transmissão; Subjetividade da criança com transtorno do espectro autista nos espaços escolares. ­Editor da Revista Impressa Análises de discurso. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3941575427040698. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1861-0902. E-mail: dpestana@usp.br

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Publicado
2023-02-27