AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS/AS
Résumé
Durante a graduação, na formação inicial, buscamos aprender e construir conhecimentos dentro do que é proposto pelos currículos e procuramos ter o máximo de experiências referentes à futura área de atuação. No entanto, os conhecimentos e experiências que adquirimos nas disciplinas não são suficientes e em alguns casos são distantes da realidade, e isso acaba afetando diretamente na compreensão prática docente. Assim, buscamos por programas e projetos que nos aproximem dos estudantes, da prática docente e do ambiente escolar. Nesta perspectiva, este estudo buscou compreender as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP) na formação de acadêmicos/as do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Os pressupostos metodológicos desta pesquisa a caracterizam como um estudo descritivo com caráter qualitativo. Os participantes da pesquisa foram acadêmicos/as e professores com experiência no programa de Residência Pedagógica e PIBID. Desta forma a coleta de dados se deu através de questionários estruturados para cada grupo de sujeitos: coordenador(a) do programa, preceptor(a) e acadêmicos/as residentes que participam atualmente no programa de Residência Pedagógica e que já tenham participado do PIBID. A análise seguiu a proposta de Gomes (1994) – análise de dados qualitativos. Os achados evidenciam que ambos os programas contribuem de forma significativa tanto para formação inicial de acadêmicos/as quanto para continuada de professores. Neste sentido, programas que aproximem os acadêmicos/as da realidade escolar e que incentivem o professor a continuar em formação mostram-se como uma experiência formativa de relevância extrema na formação de professores.
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