AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS/AS

Abstract

Durante a graduação, na formação inicial, buscamos aprender e construir conhecimentos dentro do que é proposto pelos currículos e procuramos ter o máximo de experiências referentes à futura área de atuação. No entanto, os conhecimentos e experiências que adquirimos nas disciplinas não são suficientes e em alguns casos são distantes da realidade, e isso acaba afetando diretamente na compreensão prática docente. Assim, buscamos por programas e projetos que nos aproximem dos estudantes, da prática docente e do ambiente escolar. Nesta perspectiva, este estudo buscou compreender as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP) na formação de acadêmicos/as do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Os pressupostos metodológicos desta pesquisa a caracterizam como um estudo descritivo com caráter qualitativo. Os participantes da pesquisa foram acadêmicos/as e professores com experiência no programa de Residência Pedagógica e PIBID. Desta forma a coleta de dados se deu através de questionários estruturados para cada grupo de sujeitos: coordenador(a) do programa, preceptor(a) e acadêmicos/as residentes que participam atualmente no programa de Residência Pedagógica e que já tenham participado do PIBID. A análise seguiu a proposta de Gomes (1994) – análise de dados qualitativos. Os achados evidenciam que ambos os programas contribuem de forma significativa tanto para formação inicial de acadêmicos/as quanto para continuada de professores. Neste sentido, programas que aproximem os acadêmicos/as da realidade escolar e que incentivem o professor a continuar em formação mostram-se como uma experiência formativa de relevância extrema na formação de professores.

Author Biographies

Vinícius Teixeira Prestes, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Licenciado em Educação Física (pela UFPel).

Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e licenciada em Educação Física (UFSM).  Professora na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

References

ANTÔNIO, T. D. Pesquisa de Marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

BRASIL. Decreto n. 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jun. 2010. Seção 1, p. 4. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL. A Lei nº 11.502, de julho de 2007. Modifica as competências e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, de que trata a lei n. 8.405, de 9 de janeiro de 1992. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 12 jul. 2007. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL. Portaria Normativa nº 38, 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL. Edital 018/2010/CAPES – PIBID Municipais e Comunitárias. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2021.

FELÍCIO, H. M. dos S. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista diálogo educacional, v. 14, n. 42, p. 415-434, 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2021.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, R. Análise de dados em pesquisa qualitativa. In; MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis; Vozes, 1994. p.67-80.

GONSAGA, V. O. L. et al. A influência do PIBID no desenvolvimento acadêmico e profissional dos bolsistas do curso de licenciatura em física de JI-Paraná. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 24751-24759, 2021. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2021.

HENNINGTON, E. A. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 21(1):256-265, jan-fev, 2005. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2021.

LIBÂNEO, J. C. Adeus Professor, Adeus Professora? novas exigências educacionais e profissões docente. São Paulo: Cortez, 1998.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão Escolar: Teoria e Prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

NOGUEIRA-MARTINS, M. C. F; BÓGUS C. M. Considerações sobre a metodologia qualitativa como recurso para o estudo das ações de humanização em saúde. Saúde e Sociedade v.13, n.3, p.44-57, set-dez 2004. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2021.

MANCHUR, J.; SURIANI, A. L. A.; DA CUNHA, M. C. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão UEPG, v. 9, n. 2, p. 334-341, 2013. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2021.

MATTER, P. C. R., et al. "PIBID Educação Física: experiências na formação de professores." Motrivivência, v.31, n.60, p.01-18, 2019. Disponível em: .

MELO, N. C.; LYRA, K. A. P. A importância do pibid e do pibic: uma reflexão sobre programas de formação docente. Iniciação Científica Cesumar, v.22, n.1, p.133-139, 2020. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2021.

MILEU, T. R.; KOGUT, M. C. A importância da formação continuada do professor de educação física e a influência na prática pedagógica. In: Anais do IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DO III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA. Anais... Curitiba (PR): EDUCERE. 2009. p. 4943-4952.

MONTANDON M. I. Desafios e perspectivas para a formação de professores na UnB–a experiência da Coordenação de Integração das Licenciaturas-CIL. Fernandes (Org.). Trajetória das Licenciaturas da UnB: A experiência do Prodocência em foco. Universidade de Brasília, p. 45-54, 2011.

MONTEIRO W. M., OLIVEIRA T. M., OLIVEIRA F. C. S. A Formação Continuada: ressignificando o saber docente através dos Recursos Educacionais Abertos. Revista Tecnologias na Educação. Ano 9-Número/Vol.19- Julho 2017. Disponível em: < http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2017/07/Art20-vol19-julho2017.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2021.

PIMENTA, S. G. Formação de professor – saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v.22, n.2, p.72-89, jun.\dez. 1996. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2021.

SILVA, A. R; KRUG, H. N; A formação inicial do professor de Educação Física: revisitando os saberes para o exercício da docência. Revista Digital: Lecturas, Educaion Física y Deportes, Buenos Aires, ano 13, n.121, 2008. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2021.

SILVA, M. L. S. da. Análise sobre as perspectivas dos alunos ingressantes no PIBID e residência pedagógica nos cursos de licenciatura do IFPI – Campus Teresina Central. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Teresina, 2019.

ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, v.35, n.3, p;479-504, 2010. Acesso em: . Acesso em: 11 jul. 2021.
Published
2023-02-27