AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS/AS

Resumen

Durante a graduação, na formação inicial, buscamos aprender e construir conhecimentos dentro do que é proposto pelos currículos e procuramos ter o máximo de experiências referentes à futura área de atuação. No entanto, os conhecimentos e experiências que adquirimos nas disciplinas não são suficientes e em alguns casos são distantes da realidade, e isso acaba afetando diretamente na compreensão prática docente. Assim, buscamos por programas e projetos que nos aproximem dos estudantes, da prática docente e do ambiente escolar. Nesta perspectiva, este estudo buscou compreender as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP) na formação de acadêmicos/as do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Os pressupostos metodológicos desta pesquisa a caracterizam como um estudo descritivo com caráter qualitativo. Os participantes da pesquisa foram acadêmicos/as e professores com experiência no programa de Residência Pedagógica e PIBID. Desta forma a coleta de dados se deu através de questionários estruturados para cada grupo de sujeitos: coordenador(a) do programa, preceptor(a) e acadêmicos/as residentes que participam atualmente no programa de Residência Pedagógica e que já tenham participado do PIBID. A análise seguiu a proposta de Gomes (1994) – análise de dados qualitativos. Os achados evidenciam que ambos os programas contribuem de forma significativa tanto para formação inicial de acadêmicos/as quanto para continuada de professores. Neste sentido, programas que aproximem os acadêmicos/as da realidade escolar e que incentivem o professor a continuar em formação mostram-se como uma experiência formativa de relevância extrema na formação de professores.

Biografía del autor/a

Vinícius Teixeira Prestes, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Licenciado em Educação Física (pela UFPel).

Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e licenciada em Educação Física (UFSM).  Professora na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Publicado
2023-02-27