MOVIMENTO (EN)CENA: PALAVRAS GERADORAS, AÇÃO TEATRAL E INCLUSÃO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE
Résumé
Os dispositivos digitais (celulares, smartphones, notebooks) na vida das pessoas idosas e no processo de ensino/aprendizado da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem oportunizado a essas pessoas se tornarem aprendizes virtuais, com acesso à educação continuada e à distância. Tais ferramentas podem proporcionar bem estar e sociabilidade, possibilitando o protagonismo no ambiente virtual. Esse trabalho trata-se do relato de experiência da ação de extensão “Movimento (En)Cena”, parte do Projeto de Extensão “Maturidade (En)Cena: Teatro e Promoção da Saúde na Terceira Idade” da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Este texto também propõe discutir algumas questões importantes acerca da inclusão digital e seus benefícios para o público da pessoa idosa, através da linguagem teatral com base no método das “Palavras Geradoras”, paralelo à utilização de dispositivos digitais. As atividades relatadas foram desenvolvidas ao decorrer de 2021 com a terceira idade. Como resultados, concluiu-se que a aplicação de novas tecnologias associadas a práticas teatrais propostas em sala de aula virtual via Google Meet, com base no método de Paulo Freire trouxeram níveis de aprendizagem e grau de interesse satisfatórios.
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