MOVIMENTO (EN)CENA: PALAVRAS GERADORAS, AÇÃO TEATRAL E INCLUSÃO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE

Resumen

Os dispositivos digitais (celulares, smartphones, notebooks) na vida das pessoas idosas e no processo de ensino/aprendizado da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem oportunizado a essas pessoas se tornarem aprendizes virtuais, com acesso à educação continuada e à distância. Tais ferramentas podem proporcionar bem estar e sociabilidade, possibilitando o protagonismo no ambiente virtual. Esse trabalho trata-se do relato de experiência da ação de extensão “Movimento (En)Cena”, parte do Projeto de Extensão “Maturidade (En)Cena: Teatro e Promoção da Saúde na Terceira Idade” da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Este texto também propõe discutir algumas questões importantes acerca da inclusão digital e seus benefícios para o público da pessoa idosa, através da linguagem teatral com base no método das “Palavras Geradoras”, paralelo à utilização de dispositivos digitais. As atividades relatadas foram desenvolvidas ao decorrer de 2021 com a terceira idade. Como resultados, concluiu-se que a aplicação de novas tecnologias associadas a práticas teatrais propostas em sala de aula virtual via Google Meet, com base no método de Paulo Freire trouxeram níveis de aprendizagem e grau de interesse satisfatórios.

Biografía del autor/a

Márcio Telles de Souza Malta, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Mestrando em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional (IFSC). Especialista em Jornalismo Cultural (FIAM FAAM). Especialista em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia (GEIPCT) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduando em Licenciatura em Teatro (UFT). Bacharelado em Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Tecnologia e Ciências (UniFTC).

Roberta de Carvalho Cajaseiras, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Doutorado em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Turismo e Hospitalidade pela Universidade de Caxias do Sul.  Graduado em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Instituto Federal de Santa Catarina.

Edna da Silva Mello, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutorado com pesquisa sobre história do telejornalismo pela UFRJ. Doutorado e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Jornalista diplomada. Licenciada em Letras pela Universidade São Judas Tadeu. Docente do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente colaboradora do PPGCOM/UFT.  Diretora Administrativa da Rede Alcar.

Citas

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Publicado
2023-09-20
Sección
Artigos