LEITURA E (RE)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES: OLHARES E PERSPECTIVAS
Résumé
Este artigo traz reflexões sobre as práticas de leitura em processos de construção identitária nos diversos espaços de circulação da leitura. À luz da literatura produzida sobre o referido tema, adotou-se a seguinte questão norteadora: como as práticas de leitura podem sensibilizar a construção e formação de identidades? Com base nessa indagação, o objetivo deste estudo é identificar, na literatura específica, os estudos acerca das práticas de leituras para estimular a construção e formação das identidades dos sujeitos leitores. A pesquisa se baseia numa análise bibliográfica, dentro da abordagem qualitativa, desenvolvida a partir de uma revisão integrativa. Constatou-se que a leitura, em ambientes diversos, entendida como prática social, pode ser um valioso instrumento para que os sujeitos possam pensar sobre si, sua realidade, e (re) construir identidades, contemplando movimentos de visibilidade e resistência às adversidades.
Références
CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 4.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004.
CARVALHO, Taís Salbé; FERRAZ, Antônio Máximo Gomes. A leitura literária como travessia para um educar poético. Revista Entreletras (Araguaína), v. 10, n. 2, jul/dez2019(ISSN2179-3948–online). Disponível em: < Vista do A LEITURA LITERÁRIA COMO TRAVESSIA PARA UM EDUCAR POÉTICO (uft.edu.br)>. Acesso em 01 nov.2021
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GARBAYO DOS SANTOS, J. O papel da leitura na (re)construção da identidade da criança migrante: o exemplo de Pássaro que voa, de Claudio Hochman. Alabe Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura, [S. l.], n. 23, 2021. DOI: 10.15645/Alabe2021.23.9. Disponível em:
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro-11. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In. SILVA, Tomaz. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2008. cap.3, p.103-133.
KIELB, Eliziane Gorete; MENDES SILVA, Ivone Maria. Acesso à leitura e narração de contos de fadas na primeira infância: implicações para a formação identitária e a constituição das crianças como sujeitos sociais e de conhecimento. Pensares em Revista, [S.l.], n. 18, maio 2020. ISSN 2317-2215. Disponível em:
LAJOLO, Marisa. Do Mundo da Leitura para a Leitura do Mundo. 1.ed. São Paulo: Editora Ática, 2011.
MARINO, Francesco; LATTIES, Lílian; CARDOSO, Juliana Leão. Entre letramentos e a construção de identidades: o texto literário amapaense nas aulas de língua portuguesa. Revista Working Papers em Linguística, 21(2), Florianópolis, mai./ago., 2020.Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/71279
Acesso em: 31 out..2021.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/abstract/?lang=pt
Acesso em 14 nov. 2021.
PAULA, Verônica Souza; MACEDO, Reginete Sabino de. A leitura uma ferramenta emancipadora: na busca pela igualdade de gênero. REVES - Revista Relações Sociais, Vol. 04 N. 03 (2021) https://periodicos.ufv.br/ojs/reves. Disponível em: 31 out.2021
PETIT, Michèle. Os Jovens e a leitura: uma nova perspectiva; tradução de Celina Olga de Souza – 2. Ed. São Paulo: Editora 34, 2009
ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Tradução adaptada, com a devida autorização, de “Pratiques de lectures: quelles voies pour favoriser l’expression du sujet lecteur ?”, publicado em Le Français Aujourd’hui, Paris, v. 2, n. 157, p. 65-73, 2007. CADERNOS DE PESQUISA v.42 n.145 p.272-283 jan./abr. 2012
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA Michelly Dias da; CARVALHO Rachel de.
Revisão integrativa: o que é e como fazer. Revista Einstein. 2010; 8(1 Pt 1):102-6. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/?lang=pt
Acesso em:02 nov.2021
SOUZA, Ana Lúcia Silva. Linguagem e letramentos de reexistências: exercícios para reeducação das relações raciais na escola. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 67–76, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php /linguagememfoco/article/view/1908. Acesso em: 1 nov. 2021.
SILVEIRA, Fabrício José Nascimento da; REIS, Alcenir Soares dos. Venho aqui para existir: um exercício de leitura acerca das relações entre biblioteca pública,
sociabilidade, enraizamento e identidade. Revista Perspectivas em Ciência da Informação, v.22, n.4, p.114-139, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/CQ YP5Yqkq8HgGqHJK8Q44cg/abstract/?lang=pt Acesso em:31 out.2021
LEMOS VOVIO, Claudia; ARMADA FIRMINO, Estevão. A construção de identidades étnico-racial em eventos de letramento numa escola pública municipal de São Paulo. Revista Íkala, Medellín , v. 24, n. 2, p. 307-327, agosto 2019 . Disponível em http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0123-34322019000200307&lng=es&nrm=iso . Acesso em 01 nov. 2021
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).