LEITURA E (RE)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES: OLHARES E PERSPECTIVAS
Abstract
Este artigo traz reflexões sobre as práticas de leitura em processos de construção identitária nos diversos espaços de circulação da leitura. À luz da literatura produzida sobre o referido tema, adotou-se a seguinte questão norteadora: como as práticas de leitura podem sensibilizar a construção e formação de identidades? Com base nessa indagação, o objetivo deste estudo é identificar, na literatura específica, os estudos acerca das práticas de leituras para estimular a construção e formação das identidades dos sujeitos leitores. A pesquisa se baseia numa análise bibliográfica, dentro da abordagem qualitativa, desenvolvida a partir de uma revisão integrativa. Constatou-se que a leitura, em ambientes diversos, entendida como prática social, pode ser um valioso instrumento para que os sujeitos possam pensar sobre si, sua realidade, e (re) construir identidades, contemplando movimentos de visibilidade e resistência às adversidades.
References
CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 4.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004.
CARVALHO, Taís Salbé; FERRAZ, Antônio Máximo Gomes. A leitura literária como travessia para um educar poético. Revista Entreletras (Araguaína), v. 10, n. 2, jul/dez2019(ISSN2179-3948–online). Disponível em: < Vista do A LEITURA LITERÁRIA COMO TRAVESSIA PARA UM EDUCAR POÉTICO (uft.edu.br)>. Acesso em 01 nov.2021
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GARBAYO DOS SANTOS, J. O papel da leitura na (re)construção da identidade da criança migrante: o exemplo de Pássaro que voa, de Claudio Hochman. Alabe Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura, [S. l.], n. 23, 2021. DOI: 10.15645/Alabe2021.23.9. Disponível em:
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro-11. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In. SILVA, Tomaz. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2008. cap.3, p.103-133.
KIELB, Eliziane Gorete; MENDES SILVA, Ivone Maria. Acesso à leitura e narração de contos de fadas na primeira infância: implicações para a formação identitária e a constituição das crianças como sujeitos sociais e de conhecimento. Pensares em Revista, [S.l.], n. 18, maio 2020. ISSN 2317-2215. Disponível em:
LAJOLO, Marisa. Do Mundo da Leitura para a Leitura do Mundo. 1.ed. São Paulo: Editora Ática, 2011.
MARINO, Francesco; LATTIES, Lílian; CARDOSO, Juliana Leão. Entre letramentos e a construção de identidades: o texto literário amapaense nas aulas de língua portuguesa. Revista Working Papers em Linguística, 21(2), Florianópolis, mai./ago., 2020.Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/71279
Acesso em: 31 out..2021.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/abstract/?lang=pt
Acesso em 14 nov. 2021.
PAULA, Verônica Souza; MACEDO, Reginete Sabino de. A leitura uma ferramenta emancipadora: na busca pela igualdade de gênero. REVES - Revista Relações Sociais, Vol. 04 N. 03 (2021) https://periodicos.ufv.br/ojs/reves. Disponível em: 31 out.2021
PETIT, Michèle. Os Jovens e a leitura: uma nova perspectiva; tradução de Celina Olga de Souza – 2. Ed. São Paulo: Editora 34, 2009
ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Tradução adaptada, com a devida autorização, de “Pratiques de lectures: quelles voies pour favoriser l’expression du sujet lecteur ?”, publicado em Le Français Aujourd’hui, Paris, v. 2, n. 157, p. 65-73, 2007. CADERNOS DE PESQUISA v.42 n.145 p.272-283 jan./abr. 2012
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA Michelly Dias da; CARVALHO Rachel de.
Revisão integrativa: o que é e como fazer. Revista Einstein. 2010; 8(1 Pt 1):102-6. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/?lang=pt
Acesso em:02 nov.2021
SOUZA, Ana Lúcia Silva. Linguagem e letramentos de reexistências: exercícios para reeducação das relações raciais na escola. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 67–76, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php /linguagememfoco/article/view/1908. Acesso em: 1 nov. 2021.
SILVEIRA, Fabrício José Nascimento da; REIS, Alcenir Soares dos. Venho aqui para existir: um exercício de leitura acerca das relações entre biblioteca pública,
sociabilidade, enraizamento e identidade. Revista Perspectivas em Ciência da Informação, v.22, n.4, p.114-139, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/CQ YP5Yqkq8HgGqHJK8Q44cg/abstract/?lang=pt Acesso em:31 out.2021
LEMOS VOVIO, Claudia; ARMADA FIRMINO, Estevão. A construção de identidades étnico-racial em eventos de letramento numa escola pública municipal de São Paulo. Revista Íkala, Medellín , v. 24, n. 2, p. 307-327, agosto 2019 . Disponível em http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0123-34322019000200307&lng=es&nrm=iso . Acesso em 01 nov. 2021
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).