LEITURA E (RE)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES: OLHARES E PERSPECTIVAS

Resumen

Este artigo traz reflexões sobre as práticas de leitura em processos de construção identitária nos diversos espaços de circulação da leitura. À luz da literatura produzida sobre o referido tema, adotou-se a seguinte questão norteadora: como as práticas de leitura podem sensibilizar a construção e formação de identidades? Com base nessa indagação, o objetivo deste estudo é identificar, na literatura específica, os estudos acerca das práticas de leituras para estimular a construção e formação das identidades dos sujeitos leitores. A pesquisa se baseia numa análise bibliográfica, dentro da abordagem qualitativa, desenvolvida a partir de uma revisão integrativa. Constatou-se que a leitura, em ambientes diversos, entendida como prática social, pode ser um valioso instrumento para que os sujeitos possam pensar sobre si, sua realidade, e (re) construir identidades, contemplando movimentos de visibilidade e resistência às adversidades.

Biografía del autor/a

Janaina de Souza Cordeiro, UNEB- Universidade do estado da Bahia

Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, Especialista em Língua Portuguesa, Saberes e Práticas da Língua Portuguesa, Graduada em Letras/Português e suas literaturas pela UPE. 

Geam Karlo-Gomes, UNEB-Universidade do Estado da Bahia

Professor do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – Rede Nacional, Universidade de Pernambuco – UPE. Líder do ITESI (UPE/CNPq). 

Silvio Nunes da Silva Júnior , UPE - Universidade de Pernambuco

Professor Adjunto de Língua Portuguesa da Universidade de Pernambuco (UPE/Garanhuns). Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com pós-doutorado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e na Universidade de Pernambuco (UPE).

Citas

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Publicado
2023-12-21