EDUCAÇÃO DE AUTISTAS E PANDEMIA: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO

Palavras-chave: Autismo. Distanciamento. Educação. Família. Pandemia.

Resumo

Com o cenário mundial de distanciamento social, de pandemia de COVID-19, táticas diversas passaram a ser utilizadas para educar crianças e jovens, que tiveram que modificar suas rotinas de estudo. Isso trouxe mudanças no cotidiano de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seus familiares, que tiveram que lidar com resistência a essas modificações, que podem gerar crises. Considerando a necessidade de desenvolver maneiras de manter o processo educacional desses estudantes, investigou-se, qualitativamente, estratégias educacionais de 40 pais de crianças e jovens autistas, de região do centro-norte da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados através de questionário entrevistas. A análise de conteúdo revelou que a escola está dando assistência à maioria dos pais e outros educam em casa. Os pais têm aplicado atividades escritas, atividades de desenvolvimento psicomotor, praticado esportes, realizado brincadeiras, jogos e passeios com seus filhos.

Biografia do Autor

Gisele Soares Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutora em Educação em Ciências: química da vida e saúde (UFRGS).

Josenilson Calazans de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF).

Kaline Jurema Jambeiro Rocha, Espaço Multiprofissional AEI

Doutora em Psicologia Cognitiva (UFPE).

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Publicado
2023-03-15