CANÇÃO INFANTIL, DE CÉSAR MC: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO, SEGUNDO BAKTHIN
Résumé
O presente artigo explora a dialogia bakhtiniana em uma música de Hip Hop/ Rap, de César MC, com Cristal, intitulada “Canção Infantil”. Nosso primeiro ângulo parte de Força Centrípeta e Centrífuga, bem como suas depreensões de cronotopia e exotopia, construídas pela Ideologia. A problematização em questão decorrerá do fato de que a música selecionada para análise consegue pressupor as principais compreensões dos estudos de Bakhtin quanto ao processo interativo com obras artísticas anteriores, como o poema-canção “A casa”, de Vinícius de Moraes, bem como contos de fada e a realidade contemporânea de seu eu lírico/ sujeito. Nossa concepção de pesquisa partiu do metodológico bibliográfico e se ramificou até a senda qualitativa. Concluímos que, para Bakhtin, o dialogismo é essencial para a relação estrutural inter (entre) e intra (dentro) aos sujeitos, que se formulam pela ótica interacionista.
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