EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE
Résumé
Na contemporaneidade a educação inclusiva tem se tornado o alvo de muitas pesquisas acadêmicas/cientificas e também se tornado cada vez mais presente nas escolas. O presente artigo objetiva-se em esclarecer sobre as dificuldades da inclusão no âmbito escolar e também a necessidade que as escolas apresentam em transitar do conceito de inclusão excludente para inclusão inclusiva. Nestes aspectos a metodologia utilizada foi por meio de uma pesquisa bibliográfica por intermédio do diálogo entre autores como: Martins (2012); Pimentel (2012); Kassar (2011); Brasil (2007) e outros. Os resultados foram que os futuros professores precisam conhecer a realidade que os espera, aprendendo não só a estrutura disciplinar da Instituição de Ensino Superior (IES) a que frequenta, mas também que a diversidade do público estudantil é deveras significativa e real.
Références
BRASIL. Mec/secadi. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de- . Acesso em: 20 ago. 2017.
BRASIL. Mec/seesp. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf . Acesso em: 27 ago. 2017.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, 2002.
FREITAS, Neli Klix. Políticas Públicas e Inclusão: Análise e Perspectivas Educacionais. 2010. Disponível em: http://www.jpe.ufpr.br/n7_3.pdf . Acesso em: 01 set. 2017.
KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista, Curitiba, p.61-79, jun. 2011. Disponível em: http://ppeees.ufms.br/wp-content/uploads/2015/02/Educar-em-revista-2011.pdf. Acesso em: 23 ago. 2017.
MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Reflexões sobre a formação de professores com vistas à educação inclusiva. In: GALVÃO FILHO, Teófilo Alves (Org.). O professor e a educação iclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: Edufba, 2012. p. 01-491. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwifr-auz4zYAhWED5AKHbFuDdQQFggnMAA&url=https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/12005/1/o-professor-e-a-educacao-inclusiva.pdf&usg=AOvVaw0UwaU-qSDc0x8bfcFi3zb9 . Acesso em: 18 set. 2017.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
PIMENTEL, Susana Couto. Formação de professores para a inclusão: Saberes necessários e percursos formativos. In: GALVÃO FILHO, Teófilo Alves (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: Edufba, 2012. p. 01-491. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwifr-auz4zYAhWED5AKHbFuDdQQFggnMAA&url=https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/12005/1/o-professor-e-a-educacao-inclusiva.pdf&usg=AOvVaw0UwaU-qSDc0x8bfcFi3zb9 . Acesso em: 18 set. 2017.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação.Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.
SALVI, Inez. A inclusão da pessoa com necessidades educativas especiais no contexto educacional. 2010. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/13325067/a-inclusao-da-pessoa-com-necessidade-educativas-especiais-no- . Acesso em: 20 set. 2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).