EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE
Abstract
Na contemporaneidade a educação inclusiva tem se tornado o alvo de muitas pesquisas acadêmicas/cientificas e também se tornado cada vez mais presente nas escolas. O presente artigo objetiva-se em esclarecer sobre as dificuldades da inclusão no âmbito escolar e também a necessidade que as escolas apresentam em transitar do conceito de inclusão excludente para inclusão inclusiva. Nestes aspectos a metodologia utilizada foi por meio de uma pesquisa bibliográfica por intermédio do diálogo entre autores como: Martins (2012); Pimentel (2012); Kassar (2011); Brasil (2007) e outros. Os resultados foram que os futuros professores precisam conhecer a realidade que os espera, aprendendo não só a estrutura disciplinar da Instituição de Ensino Superior (IES) a que frequenta, mas também que a diversidade do público estudantil é deveras significativa e real.
References
BRASIL. Mec/secadi. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de- . Acesso em: 20 ago. 2017.
BRASIL. Mec/seesp. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf . Acesso em: 27 ago. 2017.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, 2002.
FREITAS, Neli Klix. Políticas Públicas e Inclusão: Análise e Perspectivas Educacionais. 2010. Disponível em: http://www.jpe.ufpr.br/n7_3.pdf . Acesso em: 01 set. 2017.
KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista, Curitiba, p.61-79, jun. 2011. Disponível em: http://ppeees.ufms.br/wp-content/uploads/2015/02/Educar-em-revista-2011.pdf. Acesso em: 23 ago. 2017.
MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Reflexões sobre a formação de professores com vistas à educação inclusiva. In: GALVÃO FILHO, Teófilo Alves (Org.). O professor e a educação iclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: Edufba, 2012. p. 01-491. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwifr-auz4zYAhWED5AKHbFuDdQQFggnMAA&url=https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/12005/1/o-professor-e-a-educacao-inclusiva.pdf&usg=AOvVaw0UwaU-qSDc0x8bfcFi3zb9 . Acesso em: 18 set. 2017.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
PIMENTEL, Susana Couto. Formação de professores para a inclusão: Saberes necessários e percursos formativos. In: GALVÃO FILHO, Teófilo Alves (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: Edufba, 2012. p. 01-491. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwifr-auz4zYAhWED5AKHbFuDdQQFggnMAA&url=https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/12005/1/o-professor-e-a-educacao-inclusiva.pdf&usg=AOvVaw0UwaU-qSDc0x8bfcFi3zb9 . Acesso em: 18 set. 2017.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação.Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.
SALVI, Inez. A inclusão da pessoa com necessidades educativas especiais no contexto educacional. 2010. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/13325067/a-inclusao-da-pessoa-com-necessidade-educativas-especiais-no- . Acesso em: 20 set. 2017.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).