FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PANDEMIA: EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Résumé
Este estudo objetiva apresentar a experiência do Programa Residência Pedagógica - Educação Física/UFU, tendo como elemento da análise as aprendizagens, dificuldades e desafios identificados no percurso. Os resultados indicaram que: a) mesmo diante das críticas recebidas por parte da literatura, o Programa foi capaz de contribuir com a formação dos envolvidos; b) apesar das inúmeras ações em favor da formação dos residentes, os resultados das aprendizagens não necessariamente são imediatos e, portanto, devem ser vistos como processo de constituição dos futuros professores; c) o congelamento das bolsas, juntamente com o perfil socioeconômico de parte significativa deles, associada à outras condições adversas fez com que alguns residentes deixassem o Programa. Entendemos que a continuidade do Programa está ameaçada apesar de trazer contribuições para formação inicial e continuada dos envolvidos e contribuir com a aproximação da universidade e escola. Além disso, é possível resistir “por dentro” do Programa e combater a BNCC.
Références
AGUIAR, M. A. S.; TUTTMAN, M. T. Políticas educacionais no Brasil e a Base Nacional Comum Curricular: disputas de projetos, Em Aberto, Brasília, v. 33, n. 107, p. 69-94, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.33i107.4533>. Acesso em: 21 jun. 2020.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1991.
MARTINELI, T. A. P. et al. A Educação Física na BNCC: concepções e fundamentos políticos e pedagógicos. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 76-95, set., 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p76 . Acesso em: 21 jun. 2020.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion. Madrid: 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf
Acesso em: 30 mar.2021.
PEREIRA, S. M. Políticas de Estado e organização político-pedagógica da escola: entre o instituído e o intituinte. Ensaio: aval. Pol. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 60, p. 337-358, jul./set.,2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362008000300003 . Acesso em: 21 jun. 2020.
PERONI, V. M. V.; CAETANO, M. R. O público e o privado na educação Projetos em disputa? Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez., 2015. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/584 . Acesso em: 21 jun. 2020.
SAVIANI, B. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D; ORSO; P. J. (org.). A pedagógica histórico-crítica, as políticas educacionais e Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP: Autores Associados, 2020. p. 07-30.
SILVA, K. A. C. P; CRUZ, S P. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 227-247, mai./ago. 2018.
SOARES, C. L. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).