FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PANDEMIA: EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Abstract
Este estudo objetiva apresentar a experiência do Programa Residência Pedagógica - Educação Física/UFU, tendo como elemento da análise as aprendizagens, dificuldades e desafios identificados no percurso. Os resultados indicaram que: a) mesmo diante das críticas recebidas por parte da literatura, o Programa foi capaz de contribuir com a formação dos envolvidos; b) apesar das inúmeras ações em favor da formação dos residentes, os resultados das aprendizagens não necessariamente são imediatos e, portanto, devem ser vistos como processo de constituição dos futuros professores; c) o congelamento das bolsas, juntamente com o perfil socioeconômico de parte significativa deles, associada à outras condições adversas fez com que alguns residentes deixassem o Programa. Entendemos que a continuidade do Programa está ameaçada apesar de trazer contribuições para formação inicial e continuada dos envolvidos e contribuir com a aproximação da universidade e escola. Além disso, é possível resistir “por dentro” do Programa e combater a BNCC.
References
AGUIAR, M. A. S.; TUTTMAN, M. T. Políticas educacionais no Brasil e a Base Nacional Comum Curricular: disputas de projetos, Em Aberto, Brasília, v. 33, n. 107, p. 69-94, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.33i107.4533>. Acesso em: 21 jun. 2020.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1991.
MARTINELI, T. A. P. et al. A Educação Física na BNCC: concepções e fundamentos políticos e pedagógicos. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 76-95, set., 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p76 . Acesso em: 21 jun. 2020.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion. Madrid: 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf
Acesso em: 30 mar.2021.
PEREIRA, S. M. Políticas de Estado e organização político-pedagógica da escola: entre o instituído e o intituinte. Ensaio: aval. Pol. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 60, p. 337-358, jul./set.,2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362008000300003 . Acesso em: 21 jun. 2020.
PERONI, V. M. V.; CAETANO, M. R. O público e o privado na educação Projetos em disputa? Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez., 2015. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/584 . Acesso em: 21 jun. 2020.
SAVIANI, B. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D; ORSO; P. J. (org.). A pedagógica histórico-crítica, as políticas educacionais e Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP: Autores Associados, 2020. p. 07-30.
SILVA, K. A. C. P; CRUZ, S P. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 227-247, mai./ago. 2018.
SOARES, C. L. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).