FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PANDEMIA: EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavras-chave: Formação de Professores. Relação Universidade-Escola. BNCC.

Resumo

Este estudo objetiva apresentar a experiência do Programa Residência Pedagógica - Educação Física/UFU, tendo como elemento da análise as aprendizagens, dificuldades e desafios identificados no percurso. Os resultados indicaram que: a) mesmo diante das críticas recebidas por parte da literatura, o Programa foi capaz de contribuir com a formação dos envolvidos; b) apesar das inúmeras ações em favor da formação dos residentes, os resultados das aprendizagens não necessariamente são imediatos e, portanto, devem ser vistos como processo de constituição dos futuros professores; c) o congelamento das bolsas, juntamente com o perfil socioeconômico de parte significativa deles, associada à outras condições adversas fez com que alguns residentes deixassem o Programa. Entendemos que a continuidade do Programa está ameaçada apesar de trazer contribuições para formação inicial e continuada dos envolvidos e contribuir com a aproximação da universidade e escola. Além disso, é possível resistir “por dentro” do Programa e combater a BNCC.

Biografia do Autor

Sumaia Barbosa Franco Marra, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestra em Master Internazionale: Educazione e Integrazione pelo Istituto Universitario di Scienze Motorie (IUSM). Docente efetiva da Escola de Educação Básica da Universidade de Uberlândia (Eseba/UFU).

Gabriela Machado Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas ( UFPEL). Docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisadora do Grupo de Investigação em Pedagogia Universitária. 

Sérgio Inácio Nunes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

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Publicado
2022-06-24