CULTURAS INFANTIS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: O BRINCAR DAS CRIANÇAS E OS SABERES CULTURAIS

Résumé

O trabalho discute pesquisas sobre culturas infantis e os saberes culturais regionais da Amazônia Amapaense de crianças entre 4 e 5 anos. Investigou-se como as brincadeiras referente aos saberes culturais regionais das crianças da Amazônia Amapaense possibilitam a construção das culturas infantis? A pesquisa teve como objetivo geral analisar as brincadeiras, os saberes culturais regionais das crianças da Amazônia amapaense e sua relação com a construção da cultura infantil. A metodologia baseou-se no paradigma qualitativa com uso da etnografia educacional realizada a partir de pesquisa de campo em um Centro de Educação Infantil (CEI) no Município de Santana, Amapá. Os participantes da pesquisa foram crianças de uma turma do segundo período e a professora. A análise dos dados foi realizada mediante a análise de conteúdo. Os resultados mostram que as brincadeiras das crianças têm estreita relação com os saberes culturais. A partir do brincar a criança se insere e produz cultura na comunidade ribeirinha, no contexto de compreensão dos significados, em convivência com os adultos.

Bibliographies de l'auteur

Angela do Céu Ubaiara Brito, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS). Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e do Programa de Mestrado em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). 

Maria Carolina Henrique Marques, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS). 

Références

ALVES, Laura Maria Silva Araújo (org). Educação infantil e estudos da infância na Amazônia. Belém: EDUFPA, 2007.

ANDRADE, Simei Santos; PACHECO, Tatiana do Socorro Corrêa. Infâncias e crianças ribeirinhas da amazônia marajoara: linguagens e práticas culturais. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, 2016.v.4, n. 9, set-dez.

ANDRÉ, M. E. D. A de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BARRA; SARMENTO, 2002, p. 3).

BRITO, A. C. U. Práticas de mediação e o brincar na educação infantil. Judiaí: Paco Editorial: 2015

BROUGÈRES, Giles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1997

CORSARO, Willian A. Sociologia da infância. Tradução Lia Gabriele Regius Reis. 2. Ed. São Paulo: Artmed, 2011.

CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed; 2001

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FRANCO. Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

FRIEDMANN, A. Linguagem e culturas infantis. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 2013.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Porto Alegre: DP&A, 2006

KISHIMOTO, Tizuko Jogos, brinquedos e brincadeiras do Brasil Espacios en Blanco. Revista de Educación, n. 24, p. 81-105, jun, 2014, Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3845/384539806007.pdf. Acesso em: 01 dezembro. 2021

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

PORTILHO, Fatima. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. 2ed. São Paulo: Cortez, 2010.

REDIN, Euclides; MÜLLER Fernanda; REDIN Marita. M.(Orgs.). Infâncias: cidades e escolas amigas das crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007.

SANTOS, Maria Roseli Sousa. Entre o entre o rio e a rua: cartografia de saberes artístico-culturais emergentes das práticas educativas na Ilha de Caratateua, Belém do Pará.. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2007

SOUZA, Raimundo Gomes de. Protagonismo infantil e saberes culturais ribeirinhos no ensino de matemática na educação infantil. Dissertação. 2016; (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) - Centro Universitário Univates, Lajeado, 2016.

Publiée
2022-05-12