CULTURAS INFANTIS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: O BRINCAR DAS CRIANÇAS E OS SABERES CULTURAIS
Abstract
O trabalho discute pesquisas sobre culturas infantis e os saberes culturais regionais da Amazônia Amapaense de crianças entre 4 e 5 anos. Investigou-se como as brincadeiras referente aos saberes culturais regionais das crianças da Amazônia Amapaense possibilitam a construção das culturas infantis? A pesquisa teve como objetivo geral analisar as brincadeiras, os saberes culturais regionais das crianças da Amazônia amapaense e sua relação com a construção da cultura infantil. A metodologia baseou-se no paradigma qualitativa com uso da etnografia educacional realizada a partir de pesquisa de campo em um Centro de Educação Infantil (CEI) no Município de Santana, Amapá. Os participantes da pesquisa foram crianças de uma turma do segundo período e a professora. A análise dos dados foi realizada mediante a análise de conteúdo. Os resultados mostram que as brincadeiras das crianças têm estreita relação com os saberes culturais. A partir do brincar a criança se insere e produz cultura na comunidade ribeirinha, no contexto de compreensão dos significados, em convivência com os adultos.
References
ALVES, Laura Maria Silva Araújo (org). Educação infantil e estudos da infância na Amazônia. Belém: EDUFPA, 2007.
ANDRADE, Simei Santos; PACHECO, Tatiana do Socorro Corrêa. Infâncias e crianças ribeirinhas da amazônia marajoara: linguagens e práticas culturais. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, 2016.v.4, n. 9, set-dez.
ANDRÉ, M. E. D. A de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BARRA; SARMENTO, 2002, p. 3).
BRITO, A. C. U. Práticas de mediação e o brincar na educação infantil. Judiaí: Paco Editorial: 2015
BROUGÈRES, Giles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1997
CORSARO, Willian A. Sociologia da infância. Tradução Lia Gabriele Regius Reis. 2. Ed. São Paulo: Artmed, 2011.
CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed; 2001
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FRANCO. Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
FRIEDMANN, A. Linguagem e culturas infantis. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 2013.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Porto Alegre: DP&A, 2006
KISHIMOTO, Tizuko Jogos, brinquedos e brincadeiras do Brasil Espacios en Blanco. Revista de Educación, n. 24, p. 81-105, jun, 2014, Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3845/384539806007.pdf. Acesso em: 01 dezembro. 2021
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
PORTILHO, Fatima. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. 2ed. São Paulo: Cortez, 2010.
REDIN, Euclides; MÜLLER Fernanda; REDIN Marita. M.(Orgs.). Infâncias: cidades e escolas amigas das crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007.
SANTOS, Maria Roseli Sousa. Entre o entre o rio e a rua: cartografia de saberes artístico-culturais emergentes das práticas educativas na Ilha de Caratateua, Belém do Pará.. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2007
SOUZA, Raimundo Gomes de. Protagonismo infantil e saberes culturais ribeirinhos no ensino de matemática na educação infantil. Dissertação. 2016; (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) - Centro Universitário Univates, Lajeado, 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).