O APOIO PSICOSSOCIAL E PEDAGÓGICO A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19:: A EXPERIÊNCIA NO NÚCLEO DE APOIO PSICOSSOCIAL E PEDAGÓGICO- NAPE, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS – UNITINS
Résumé
O presente estudo trata do apoio psicossocial e pedagógico à estudantes universitários no contexto da pandemia da Covid- 19. O objetivo geral é apresentar a experiência interventiva do Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional- NAPE, da Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS, campus universitário de Palmas/TO. De modo específico intencionou-se apontar as principais demandas de ordem psicológica, social e pedagógica manifestadas pelos estudantes que buscaram o serviço de apoio multiprofissional do núcleo, bem como descrever como foi a atuação interventiva da equipe multiprofissional: psicólogo, assistente social e pedagoga, frente a essas demandas. O procedimento metodológico se configurou de pesquisa documental nos acervos e prontuários, pareceres e formulários do setor, bem como nas observações dos profissionais da equipe. Os resultados da pesquisa apontam que a pandemia trouxe inúmeras consequências e impactos na realidade social, psicológica e educacional dos estudantes. As atividades e intervenções da equipe multiprofissional, especialmente, o acolhimento e a escuta destas demandas, foram de vital importância para o enfrentamento das adversidades impostas e para a permanência dos mesmos no ciclo acadêmico.
Références
Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet. Vol. 395, p. 912–920. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8. Acesso em 10 Dez. 2021.
Cascella, M., Rajnik, M., Aleem, A., Scott, C., Napoli, R. Di, Mariano, V., & Network, H. Features, Evaluation, and Treatment of Coronavirus (COVID-19). Stat Pearls Publishing. 2021.
CONSUNI. RESOLUÇÃO/CONSUNI/Nº 036, de 28 de novembro de 2019. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Nº. 5.495. TOCANTINS.
COSTIN, C. Pandemia reforça necessidade de novos modelos de educação, dizem pesquisadores., p. 1. 2020. Disponível em: http://www.iea.usp.br/noticias/covid-19- leva-a-repensar-a-educacao. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Giovanetti, M., Benedetti, F., Campisi, G., Ciccozzi, A., Fabris, S., Ceccarelli, G., & Ciccozzi, M. (2021). Evolution patterns of SARS-CoV-2: Snapshot on its genome variants. Biochemical and Biophysical Research Communications, 538 (January), 88–91. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bbrc.2020.10.102. Acesso em 10 Dez. 2021.
Hagerty, S. L., & Williams, L. M. The impact of COVID-19 on mental health: The interactive roles of brain biotypes and human connection. Brain, Behavior, & Immunity - Health, 5, 100078. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bbih.2020.100078. Acesso em 12 Dez. 2021.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, Washington, 27 Mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Husky, M. M., Kovess-Masfety, V., & Swendsen, J. D. Stress and anxiety among university students in France during Covid-19 mandatory confinement. Comprehensive Psychiatry. Vol. 102. 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0010440X2030033X. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Kohls E, Baldofski S, Moeller R, Klemm SL, Rummel-Kluge C. Mental Health, Social and Emotional Well-Being, and Perceived Burdens of University Students During COVID-19 Pandemic Lockdown in Germany. Front Psychiatry. 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33889102/. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Jia, R., Ayling, K., Chalder, T., Massey, A., Broadbent, E., Coupland, C., & Vedhara, K. Mental health in the UK during the COVID-19 pandemic: cross-sectional analyses from a community cohort study. BMJ Open. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-040620. . Acesso em: 10 Dez. 2021.
Lima, C., P. M. M, C., IAAS, L., JVAO, N., JS, S., de Souza RI, & MLR, N. (2020). The emotional impact of Coronavirus 2019-nCoV (new Coronavirus disease). Psychiatry research, Vol. 287, p. 112915. 2020. Recuperado de https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32199182/. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Lopez-Carral, H., Grechuta, K., & Verschure, P. F. M. J. Subjective ratings of emotive stimuli predict the impact of the COVID-19 quarantine on affective states. PLoS ONE. 15(8 August), 1–15. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0237631. Acesso em: 10 Dez. 2021.
MONTEMURRO, N. The emotional impact of COVID-19: From medical staff to common people. Brain, Behavior, and Immunity, 87, 23–24. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bbi.2020.03.032. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Smith, A. C., Thomas, E., Snoswell, C. L., Haydon, H., Mehrotra, A., Clemensen, J., & Caffery, L. J. Telehealth for global emergencies: Implications for coronavirus disease 2019 (COVID-19). Journal of Telemedicine and Telecare, 26(5), 309–313. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1357633X20916567. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Wathelet, M., Duhem, S., Vaiva, G., Baubet, T., Habran, E., Veerapa, E., &D’Hondt, F. (2020). Factors Associated With Mental Health Disorders Among University Students in France Confined During the COVID-19 Pandemic. JAMA Network Open. 3(10). 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2020.25591. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Son, C., Hegde, S., Smith, A., Wang, X., & Sasangohar, F. Effects of COVID-19 on College Students’ Mental Health in the United States: Interview Survey Study. Journal of medical Internet research, 22(9), e21279. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.2196/21279. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Sun, S., Goldberg, S. B., Lin, D., Qiao, S., & Operario, D. (2021). Psychiatric symptoms, risk, and protective factors among university students in quarantine during the COVID-19 pandemic in China. Globalization and Health. Vol. 17. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12992-021-00663-x. Acesso em: 18 Dez. 2021.
TENENTE, L. Sem Internet, merenda e lugar para estudar: Veja obstáculos do ensino a distância na rede pública durante a pandemia de COVID-19. G1, Educação, 5 maio 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/05/sem-internet-merenda-e-lugar-para-estudar-veja-obstaculos-do-ensino-a-distancia-na-rede-publica-durante-a-pandemia-de-covid-19.ghtml. Acesso em: 15 Dez. 2021.
Velavan, T. P, Meyer, C. G. The COVID-19 epidemic. Trop Med Int Health. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7169770/. Acesso em 12 Dez. 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).