O APOIO PSICOSSOCIAL E PEDAGÓGICO A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19:: A EXPERIÊNCIA NO NÚCLEO DE APOIO PSICOSSOCIAL E PEDAGÓGICO- NAPE, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS – UNITINS
Abstract
O presente estudo trata do apoio psicossocial e pedagógico à estudantes universitários no contexto da pandemia da Covid- 19. O objetivo geral é apresentar a experiência interventiva do Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional- NAPE, da Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS, campus universitário de Palmas/TO. De modo específico intencionou-se apontar as principais demandas de ordem psicológica, social e pedagógica manifestadas pelos estudantes que buscaram o serviço de apoio multiprofissional do núcleo, bem como descrever como foi a atuação interventiva da equipe multiprofissional: psicólogo, assistente social e pedagoga, frente a essas demandas. O procedimento metodológico se configurou de pesquisa documental nos acervos e prontuários, pareceres e formulários do setor, bem como nas observações dos profissionais da equipe. Os resultados da pesquisa apontam que a pandemia trouxe inúmeras consequências e impactos na realidade social, psicológica e educacional dos estudantes. As atividades e intervenções da equipe multiprofissional, especialmente, o acolhimento e a escuta destas demandas, foram de vital importância para o enfrentamento das adversidades impostas e para a permanência dos mesmos no ciclo acadêmico.
References
Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet. Vol. 395, p. 912–920. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8. Acesso em 10 Dez. 2021.
Cascella, M., Rajnik, M., Aleem, A., Scott, C., Napoli, R. Di, Mariano, V., & Network, H. Features, Evaluation, and Treatment of Coronavirus (COVID-19). Stat Pearls Publishing. 2021.
CONSUNI. RESOLUÇÃO/CONSUNI/Nº 036, de 28 de novembro de 2019. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Nº. 5.495. TOCANTINS.
COSTIN, C. Pandemia reforça necessidade de novos modelos de educação, dizem pesquisadores., p. 1. 2020. Disponível em: http://www.iea.usp.br/noticias/covid-19- leva-a-repensar-a-educacao. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Giovanetti, M., Benedetti, F., Campisi, G., Ciccozzi, A., Fabris, S., Ceccarelli, G., & Ciccozzi, M. (2021). Evolution patterns of SARS-CoV-2: Snapshot on its genome variants. Biochemical and Biophysical Research Communications, 538 (January), 88–91. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bbrc.2020.10.102. Acesso em 10 Dez. 2021.
Hagerty, S. L., & Williams, L. M. The impact of COVID-19 on mental health: The interactive roles of brain biotypes and human connection. Brain, Behavior, & Immunity - Health, 5, 100078. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bbih.2020.100078. Acesso em 12 Dez. 2021.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, Washington, 27 Mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Husky, M. M., Kovess-Masfety, V., & Swendsen, J. D. Stress and anxiety among university students in France during Covid-19 mandatory confinement. Comprehensive Psychiatry. Vol. 102. 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0010440X2030033X. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Kohls E, Baldofski S, Moeller R, Klemm SL, Rummel-Kluge C. Mental Health, Social and Emotional Well-Being, and Perceived Burdens of University Students During COVID-19 Pandemic Lockdown in Germany. Front Psychiatry. 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33889102/. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Jia, R., Ayling, K., Chalder, T., Massey, A., Broadbent, E., Coupland, C., & Vedhara, K. Mental health in the UK during the COVID-19 pandemic: cross-sectional analyses from a community cohort study. BMJ Open. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-040620. . Acesso em: 10 Dez. 2021.
Lima, C., P. M. M, C., IAAS, L., JVAO, N., JS, S., de Souza RI, & MLR, N. (2020). The emotional impact of Coronavirus 2019-nCoV (new Coronavirus disease). Psychiatry research, Vol. 287, p. 112915. 2020. Recuperado de https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32199182/. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Lopez-Carral, H., Grechuta, K., & Verschure, P. F. M. J. Subjective ratings of emotive stimuli predict the impact of the COVID-19 quarantine on affective states. PLoS ONE. 15(8 August), 1–15. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0237631. Acesso em: 10 Dez. 2021.
MONTEMURRO, N. The emotional impact of COVID-19: From medical staff to common people. Brain, Behavior, and Immunity, 87, 23–24. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bbi.2020.03.032. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Smith, A. C., Thomas, E., Snoswell, C. L., Haydon, H., Mehrotra, A., Clemensen, J., & Caffery, L. J. Telehealth for global emergencies: Implications for coronavirus disease 2019 (COVID-19). Journal of Telemedicine and Telecare, 26(5), 309–313. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1357633X20916567. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Wathelet, M., Duhem, S., Vaiva, G., Baubet, T., Habran, E., Veerapa, E., &D’Hondt, F. (2020). Factors Associated With Mental Health Disorders Among University Students in France Confined During the COVID-19 Pandemic. JAMA Network Open. 3(10). 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2020.25591. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Son, C., Hegde, S., Smith, A., Wang, X., & Sasangohar, F. Effects of COVID-19 on College Students’ Mental Health in the United States: Interview Survey Study. Journal of medical Internet research, 22(9), e21279. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.2196/21279. Acesso em: 10 Dez. 2021.
Sun, S., Goldberg, S. B., Lin, D., Qiao, S., & Operario, D. (2021). Psychiatric symptoms, risk, and protective factors among university students in quarantine during the COVID-19 pandemic in China. Globalization and Health. Vol. 17. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12992-021-00663-x. Acesso em: 18 Dez. 2021.
TENENTE, L. Sem Internet, merenda e lugar para estudar: Veja obstáculos do ensino a distância na rede pública durante a pandemia de COVID-19. G1, Educação, 5 maio 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/05/sem-internet-merenda-e-lugar-para-estudar-veja-obstaculos-do-ensino-a-distancia-na-rede-publica-durante-a-pandemia-de-covid-19.ghtml. Acesso em: 15 Dez. 2021.
Velavan, T. P, Meyer, C. G. The COVID-19 epidemic. Trop Med Int Health. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7169770/. Acesso em 12 Dez. 2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).