FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Résumé

O estudo objetiva discutir a formação de professores alfabetizadores, no contexto da pandemia de Covid-19 (2020-2022). A abordagem metodológica adotada é a pesquisa exploratória, com análise qualitativa e os encaminhamentos para as análises foram sustentados pela teoria Histórico-Crítica. Os registros de dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa oito professores que atuam como alfabetizadores em escolas públicas, em um município na região Sul do Brasil. Analisaram-se: os registros dos professores sobre a implantação do ensino remoto; formação docente em tempo de pandemia; o retorno às aulas presenciais. Os resultados demonstram que: a) os professores não tiveram formação e informação para iniciar o trabalho remoto; b) as famílias mais vulneráveis economicamente tiveram maiores dificuldades em ajudar os filhos nas tarefas propostas pelos professores; c) a formação continuada ajudou os professores alfabetizadores em suas tarefas; d) apesar do esforço dos docentes, um grande número dos alunos não conseguiu apropriar-se da leitura e da escrita no ensino remoto; e) há a necessidade de um apoio acadêmico maior aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental após a pandemia. O estudo evidencia a necessidade de buscar alternativas pedagógicas, assim como a implementação de novas políticas públicas de educação para o retorno das aulas e a retomada dos conteúdos nas salas de aula.

Bibliographies de l'auteur

Sandra Aparecida Tavares Barbosa do Nascimento, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Mestranda em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Graduada em Pedagogia e Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Luciana Karina Prampero Shimbata, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Mestranda em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Elsa Midori Shimazaki, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade de Campinas. Docente da Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista e da Universidade Estadual de Maringá. 

Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista.

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Publiée
2023-04-04