FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abstract
O estudo objetiva discutir a formação de professores alfabetizadores, no contexto da pandemia de Covid-19 (2020-2022). A abordagem metodológica adotada é a pesquisa exploratória, com análise qualitativa e os encaminhamentos para as análises foram sustentados pela teoria Histórico-Crítica. Os registros de dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa oito professores que atuam como alfabetizadores em escolas públicas, em um município na região Sul do Brasil. Analisaram-se: os registros dos professores sobre a implantação do ensino remoto; formação docente em tempo de pandemia; o retorno às aulas presenciais. Os resultados demonstram que: a) os professores não tiveram formação e informação para iniciar o trabalho remoto; b) as famílias mais vulneráveis economicamente tiveram maiores dificuldades em ajudar os filhos nas tarefas propostas pelos professores; c) a formação continuada ajudou os professores alfabetizadores em suas tarefas; d) apesar do esforço dos docentes, um grande número dos alunos não conseguiu apropriar-se da leitura e da escrita no ensino remoto; e) há a necessidade de um apoio acadêmico maior aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental após a pandemia. O estudo evidencia a necessidade de buscar alternativas pedagógicas, assim como a implementação de novas políticas públicas de educação para o retorno das aulas e a retomada dos conteúdos nas salas de aula.
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