AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR FICHAS DIAGNÓSTICAS, ESTUDOS PRELIMINARES DA REALIDADE DO PROEJA DO IFTO/CAMPUS PALMAS

Résumé

Este trabalho, de estudo bibliográfico e qualitativo, pretende apoiar docentes que lecionam no ensino presencial ou on-line nas turmas dos cursos PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - do IFTO/Campus Palmas. Sendo a área da avaliação da aprendizagem com uso de fichas diagnósticas trabalhadas com os estudantes no início do curso, o mecanismo para conhecer suas realidades, conhecimentos prévios e questões pertinentes ao seu processo de ensino-aprendizagem. O conhecimento do perfil da turma, elaborado com base na contextualização do docente, pretende dar um parâmetro dos conhecimentos da turma e contextualizados com os conhecimentos que os docentes consideram necessários à sua disciplina, podem contribuir para elaboração de estratégias de ensino e aprendizado, possibilitando uma maior motivação dos estudantes e tendo aulas mais contextualizadas ao seu perfil.

Bibliographies de l'auteur

Junisley Mundim de Oliveira, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (IFTO). É Assistente de Aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). 

Weimar Silva Castilho , Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (UNB). É Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (IFTO) e Professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Mary Lucia Gomes Silveira de Senna, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). É Professora do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (IFTO) e Professora de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). 

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (IFTO) e Professor de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). 

Références

BLOG EDUCADOR360. Aulas síncronas ou assíncronas? 2020. Disponível em: https://educador360.com/gestao/gestao-escolar/aulas-sincronas-ou-assincronas/

ESTEBAN, Maria Tereza (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. - (Coleção Leitura).

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

HOFFMANN, Jussara. Avanços nas concepções e práticas da avaliação. 2015. Disponível em: http://www.pe.senac.br/congresso/anais.

IFTO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. PORTARIA Nº 331/2020/REI/IFTO, DE 18 DE MARÇO DE 2020. 2020.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de aprendizagem. São Paulo, EPU, 1999.

SANTOS, Wagner dos et al. Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional. Educação em Revista|Belo Horizonte|v.30|n.04|p.153-179|Outubro-Dezembro 2014.
Publiée
2024-11-25