U-MULTIRANK À BRASILEIRA: NOTAS CRÍTICAS ACERCA DA AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DA CAPES
Résumé
A avaliação da pós-graduação, realizada pela Capes, ocupa centralidade no acompanhamento e criação dos cursos stricto sensu no Brasil. Reconhecida legitimamente pela comunidade acadêmico-científica, essa avaliação tem sofrido modificações, sendo expressiva a incorporação da lógica dos rankings acadêmicos nas suas formulações atuais. Diante das proposições feitas pela agência para o quadriênio 2021-2024, este estudo tem como objetivo analisar os documentos oficiais da Capes que apresentam o modelo multidimensional, tendo em vista as particularidades dessa nova avaliação frente à plataforma que a inspira, a saber: o U-Multirank. Calcada no materialismo histórico-dialético, esta investigação emprega a abordagem qualitativa para a realização da análise dos relatórios públicos que balizam a nova sistemática avaliativa. Conclui-se, ao final, que a avaliação multidimensional incorpora os interesses de mercado, estimulando as parcerias com o capital privado, especialmente sob o corolário da inovação e transferência de conhecimento.
Références
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em:05 dez. 2021.
_____. Ministério da Educação. CAPES. Avaliação Multidimensional de Programas de Pós-Graduação. 2019. Disponível em: <https://www.gov.br/capes /pt-br/centrais-de-conteudo/23072020-dav-multi-pdf> Acesso em: 05 dez. 2021.
_____. Ministério da Educação. CAPES. Proposta de Aprimoramento da Avaliação da Pós-Graduação Brasileira para o Quadriênio 2021-2024 – Modelo Multidimensional. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/25052020-relatorio-final-2019-comissao-pnpg-pdf>. Acesso em: 05 dez. 2021.
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino superior e universidade no Brasil. In: LOPES, Eliana Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 2ªed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 151-204.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Quadragésimo ano do parecer CFE nº 977/65. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, dez. 2005, p.07-20. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141324782005000300002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 05 dez. 2021.
DIP, Juan Antonio. La Internacionalización de las Universidades Iberoamericanas desde la Mirada del Ranking U-Multirank. TSN (TransatlanticStudies Network), v. 5, n. 8, jul./dez. 2019, p. 183-193. Disponível em: Acesso: 05 dez. 2021.
KOLSTER, Renze; KAISER, Frans. Benchmarking para tomada de decisões estratégicas: a utilidade do U-Multirank. In: MARCOVITCH, Jacques (org.) Repensar a Universidade II: impactos para a sociedade. São Paulo: Com-Arte; Fapesp, 2019
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2013.
MORAES, Maria Célia Marcondes de. Avaliação na pós-graduação brasileira: novos paradigmas, antigas controvérsias. IN: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PATRUS, Roberto; SHIGAKI, Helena Belintani; DANTAS, Douglas Cabral. Quem não conhece seu passado está condenado a repeti-lo: distorções da avaliação da pós-graduação no Brasil à luz da história da Capes. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, p. 642-655, dez. 2018. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512018000400642 &lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 05 dez. 2021.
SGUISSARDI, Valdemar. A avaliação defensiva no “modelo CAPES de avaliação": é possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do Estado? Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 49-88, abr. 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10141/9382>. Acesso em: 05 dez. 2021.
THIENGO, Lara Carlette; BIANCHETTI, Lucídio; MARI, Cezar Luiz de. Rankings acadêmicos e universidades de classe mundial: relações, desdobramentos e tendências. Educação & Sociedade [online]. 2018, v. 39, n. 145, p. 1041-1058. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/ES0101-73302018193956>. Acesso em: 05 dez. 2021.
VERHINE, Robert Eva; DANTAS, Lys Maria Vinhaes. Reflexões sobre o sistema de avaliação da CAPES a partir do V Plano Nacional de Pós-graduação. Revista de Educação Pública,v.18, n. 37, maio/ago. 2009, p. 295-310. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopubli/article/view/481>. Acesso em: 05 dez. 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).