U-MULTIRANK À BRASILEIRA: NOTAS CRÍTICAS ACERCA DA AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DA CAPES
Abstract
A avaliação da pós-graduação, realizada pela Capes, ocupa centralidade no acompanhamento e criação dos cursos stricto sensu no Brasil. Reconhecida legitimamente pela comunidade acadêmico-científica, essa avaliação tem sofrido modificações, sendo expressiva a incorporação da lógica dos rankings acadêmicos nas suas formulações atuais. Diante das proposições feitas pela agência para o quadriênio 2021-2024, este estudo tem como objetivo analisar os documentos oficiais da Capes que apresentam o modelo multidimensional, tendo em vista as particularidades dessa nova avaliação frente à plataforma que a inspira, a saber: o U-Multirank. Calcada no materialismo histórico-dialético, esta investigação emprega a abordagem qualitativa para a realização da análise dos relatórios públicos que balizam a nova sistemática avaliativa. Conclui-se, ao final, que a avaliação multidimensional incorpora os interesses de mercado, estimulando as parcerias com o capital privado, especialmente sob o corolário da inovação e transferência de conhecimento.
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