ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISES A PARTIR DA LITERATURA ACADÊMICA

Résumé

Analisa as possibilidades que têm sido identificadas nos ECS para qualificar a formação docente e atuação profissional de professores de Educação Física com a Educação Infantil, a partir das indicações extraídas da literatura acadêmica. Trata-se de uma Revisão Integrativa, que utilizou como fontes as bases SciELO, Redalyc, Google Scholar e Periódicos CAPES. Nessas bases, selecionamos 12 estudos, que foram examinados a partir das categorias formuladas após a leitura dos artigos: Práticas pedagógicas e Identidade docente e Formação. Os resultados apontam que o Estágio Curricular Supervisionado é visto como oportunidade fundamental para qualificar a formação docente, favorecendo a tomada de consciência acerca dos desafios e das possibilidades de se trabalhar pedagogicamente as especificidades da Educação Física no contexto da Educação Infantil. Além disso, que o cotidiano escolar é um espaço-tempo potente para (re)pensar as práticas pedagógicas, preferencialmente, em diálogo com as crianças, respeitando-as como sujeitos ativos nesse processo.

Bibliographies de l'auteur

Carlos Eduardo de Almeida Gomes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Licenciado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Membro do grupo de pesquisa Laboratório Multiprofissional de Estudos em Educação e Humanidades (Lab-EDUCH/UFRRJ).

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF/UFES). 

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor do Mestrado Profissional da Educação Física em rede (ProEF) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Vice-Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF).

Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Programa de Pós-Graduação de Educação Física em Rede Nacional (ProEF) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Vice-líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF/UFES) e Líder do Grupo de Pesquisas em Docência na Educação Física (GPDEF/UFRJ). 

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Publiée
2022-04-08