ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISES A PARTIR DA LITERATURA ACADÊMICA
Résumé
Analisa as possibilidades que têm sido identificadas nos ECS para qualificar a formação docente e atuação profissional de professores de Educação Física com a Educação Infantil, a partir das indicações extraídas da literatura acadêmica. Trata-se de uma Revisão Integrativa, que utilizou como fontes as bases SciELO, Redalyc, Google Scholar e Periódicos CAPES. Nessas bases, selecionamos 12 estudos, que foram examinados a partir das categorias formuladas após a leitura dos artigos: Práticas pedagógicas e Identidade docente e Formação. Os resultados apontam que o Estágio Curricular Supervisionado é visto como oportunidade fundamental para qualificar a formação docente, favorecendo a tomada de consciência acerca dos desafios e das possibilidades de se trabalhar pedagogicamente as especificidades da Educação Física no contexto da Educação Infantil. Além disso, que o cotidiano escolar é um espaço-tempo potente para (re)pensar as práticas pedagógicas, preferencialmente, em diálogo com as crianças, respeitando-as como sujeitos ativos nesse processo.
Références
ALVES, Melina Silva. MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio. Formação em educação física no Brasil: realidade, contradições e possibilidade. Revista Formação em Movimento, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 467-478, 2021. Disponível em: <http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/954>. Acesso em: 11 out. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: MEC/CNE, 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE nº 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física. Brasília: MEC/CNE, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 19 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.
CARVALHO, Janete Magalhães. Do projeto às estratégias/táticas dos professores como profissionais necessários aos espaços-tempos da escola pública brasileira. In: ______ (org.). Diferentes perspectivas da profissão docente na atualidade. Vitória: Edufes, 2002. p. 9-45.
DUARTE, Leonardo de Carvalho. Educação Física Cultural na Educação Infantil: imagensnarrativas produzidas com professoras e crianças nos/dos/com os cotidianos de uma EMEI paulistana. 2021. 384f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. São Paulo, 2021.
DUBAR, Claude. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. Tradução Catarina Matos. Porto: Edições Afrontamento, 2006.
EWALD, Anne Schneider. A prática pedagógica da Educação Física com a Educação Infantil: diálogos entre a Sociologia da Infância e o Comportamento Motor. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.
FARIAS, Uirá de Siqueira et al. Análise da produção do conhecimento sobre a Educação Física na Educação Infantil. Movimento, Porto Alegre, v. 25, [s. n.], p. 1-17, e25058, 2019. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/90145>. Acesso em: 11 out. 2021.
FURLANETTO, Flávio Rodrigo. O tornar-se professor: um estudo sobre a mudança de sentido pessoal no processo de formação inicial. In: SANTOS, Adriana Regina de Jesus dos et al. (org.). Experiências e reflexões na formação de professores. Londrina: UEL, 2012. p. 281-294.
ISBARROLA, Jessica Almeida; COPETTI, Jaqueline. Percepções de estagiários da educação física sobre o estágio supervisionado na Educação Infantil. Revista Exitus, Santarém, v. 8, n. 2, p. 189-218, 2018. Disponível em: <http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/534>. Acesso em: 11 out. 2021.
JOB, Ivone. Bibliometria aplicada aos estudos do campo da Educação Física: confiabilidade, qualidade e relevância nas publicações. Motrivivência, Florianópolis, v. 30, n. 54, p. 18-34, jul. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2018v30n54p18/37033>. Acesso em: 11 out. 2021.
LEITE, Jaciara Oliveira; CAUPER, Dayse Alisson Camara; MARTINS, Poliana Carvalho. Saberes e Movimento–O diálogo entre Educação Física e Educação Infantil: Reflexões a partir da prática pedagógica. Cadernos de Formação RBCE, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 9-19, 2016. Disponível em: <http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2193>. Acesso em: 11 out. 2021.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MANOEL, Edison Jesus. A Abordagem desenvolvimentista da educação física escolar – 20 anos: uma visão pessoal. Revista de Educação Física da UEM, Maringá/PR, v. 19, n. 4, p. 473-488, out./dez. 2008. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5022>. Acesso em: 11 nov. 2021.
MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio. O lugar da Educação Física na Educação Infantil. 2018. 211f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.
MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; TOSTES, Luiza Fraga; MELLO, André da Silva. O estágio supervisionado em Educação Infantil e a formação docente em Educação Física. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, [s. n.], p. 1-18, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/15181/16723>. Acesso em: 11 out. 2021.
MELLO, André da Silva et al. Educação física na educação infantil: do isolamento pedagógico à articulação com outras áreas do conhecimento. Kinesis, Santa Maria, v. 36, n. 3, p. 15–27, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/33846>. Acesso em: 11 out. 2021.
MELLO, André da Silva et al. Educação física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 467-484, abr./jun. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/rqYKzXmqSR65H8M47gW3RtL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2021.
MELLO, André da Silva et al. Por uma perspectiva pedagógica para a educação física com a educação infantil. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 10, p. 326-342, 2020. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2868 >. Acesso em: 11 out. 2021.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em Ciências Sociais. 3. ed. Barueri: Atlas, 2015.
MILAGRES, Pedro de Oliveira; BAIA, Anderson da Cunha; SANTOS, Doiara Silva. Tematização da cultura corporal africana e afro-brasileira na Educação Física: uma experiência de estágio na Educação Infantil. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 1-8, 2020. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/106544>. Acesso em: 11 out. 2021.
MIRANDA, Cláudia. Currículos Decoloniais e Outras Cartografias para a Educação das Relações Etnicorraciais: desafios político-pedagógicos frente à Lei 10639/2003, Revista da ABPN, v. 5, n. 11, p. 100-118, 2013. Disponível em: <https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/api/assets/31e86d6e-3ee5-4e17-94f6-c5fd96fd18bb/>. Acesso em: 20 nov. 2021.
MOURA, Diego Luz; COSTA, Kamilla Ribeiro Nunes; ANTUNES, Marcelo Moreira. Educação física e educação infantil: uma análise em seis periódicos nacionais. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n.1, p. 182-195, jan./mar. 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/34061>. Acesso em: 10 out. 2021.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa, Portugal: Educa, 2002.
OLIVEIRA, Victor José Machado; MARTINS, David Gomes; PIMENTEL, Nilton Poletto. O cotidiano da educação infantil e a presença da educação física na poética de ser criança. Pensar a prática, Goiás, v. 16, n. 1, p. 118-133, 2013. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/16188>. Acesso em: 11 out. 2021.
OLIVEIRA, Victor José Machado. Saúde na educação física escolar: ambivalência e prática pedagógica. 2014. 202f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos et al. Formação de professores de educação física: análise da revista Movimento. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon/PR, v. 17, n. 1, p. 199-207, jan./jun. 2019. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21703/pdf>. Acesso em: 11 out. 2021.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PROUT, Alan. Reconsiderando a nova Sociologia da Infância. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 141, p. 729-750, set./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n141/v40n141a04.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2021.
QUARANTA, André Marsiglia; PIRES, Giovani de Lorenzi. Formação de professores de Educação Física na EAD: inserção na cultura escolar através do estágio supervisionado. Rev Bras Ciên Mov, Brasília, v. 21, n. 1, p. 51-65, 2013. Disponível em: <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3333>. Acesso em: 11 out. 2021.
RABELO, Amanda. Estado da arte sobre estágio supervisionado docente nos anos iniciais e na educação infantil. Momento: diálogos em educação, Rio Grande/RS, v. 29, n. 2, p. 249-270, maio/ago. 2020. Disponível em: <https://seer.furg.br/momento/article/view/8908. Acesso em: 11 out. 2021.
RASTELLI, Giovana; FLORES, Mariana Vieira. O atletismo nas aulas de educação física infantil: relato de experiência no estágio supervisionado I. Cadernos de Formação RBCE, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 69-76, 2016. Disponível em: <http://www.rbce.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/viewFile/2186/1157>. Acesso em: 11 out. 2021.
RAUSCH, Rita Buzzi. Professor-pesquisador: concepções e práticas de mestres que atuam na educação básica. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 37, p. 701-717, set./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/4693/4642. Acesso em: 11 dez. 2021.
REICHMANN, Carla Lynn. Letras e letramentos: a escrita situada, identidade e trabalho docente no estágio supervisionado. Campinas: Mercado de Letras, 2015.
RIBEIRO, Rodrigo Caetano; VEDOVATTO, Dijnane. Iniciação docente e constituição da identidade do professor de educação física. Revista Fórum Identidades, Itabaiana, v. 29, n. 1, p. 9-27, 2019. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/11580>. Acesso em: 11 out. 2021.
RODRIGUES, R. M.; FIGUEIREDO, Z. C. C.; ANDRADE FILHO, N. F. Relações socioprofissionais como elemento de influência na construção das identidades docentes. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 175-195, out./dez. 2012. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/29905>. Acesso em: 13 nov. 2021.
ROSA, Jeniffer Rafaella Matoso Vieira da et al. O estado da arte sobre formação inicial de professores. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 6, p. 1-13, 2020. Disponível em: <https://criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/425>. Acesso em: 11 out. 2021.
SANTOS, Wagner et al. Avaliação em educação física escolar: trajetória da produção acadêmica em periódicos (1932-2014). Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 9-22, jan./mar. 2018. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/63067>. Acesso em: 20 nov. 2021.
SILVA, Grace Kelly; CINTRA, Thalita Tomázia de Alcântara; PINHEIRO, Maria do Carmo Morales. Bebês em movimento: estágio da Educação Física na educação infantil. Cadernos de Formação RBCE, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 46-56, 2012. Disponível em: <http://www.oldarchive.rbceonline.org.br/index.php/cadernos/article/view/1538>. Acesso em: 11 out. 2021.
SILVA, Haíla Ivanilda; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbeped/a/hX97HhvkMZnDnkxLyJtVXzr/?format=html>. Acesso em: 11 out. 2021.
SILVA, Lisandra Oliveira; MARTINELLI, Rafael. O circo itinerante: compartilhando experiências de estágio de educação física na educação infantil. Cadernos de Formação RBCE, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 43-56, 2017. Disponível em: <http://oldarchive.rbceonline.org.br/index.php/cadernos/article/view/2190>. Acesso em: 11 out. 2021.
SOUSA, Priscilla de Araújo Costa. Educação Física e inclusão: experiências no estágio supervisionado na educação infantil. Revista Educação, Artes e Inclusão, Santa Catarina, v. 15, n. 1, p. 246-265, 2019. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/12144/pdf>. Acesso em: 11 out. 2021.
SOUZA, Marcela Tavares; SILVA, Michely Dias.; CARVALHO, Rachel. Revisão integrativa: o que é e como fazer? Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. Disponível em: <https://journal.einstein.br/pt-br/article/revisao-integrativa-o-que-e-e-como-fazer/>. Acesso em: 14 out. 2021.
TANI, Go. Abordagem desenvolvimentista: 20 anos depois. Revista de Educação Física da UEM, Maringá/PR, v. 19, n. 3, p. 313-331, jul./set. 2008. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5022. Acesso em: 11 nov. 2021.
TEIXEIRA, Francisco Claudeci Faustino et al. Relato de experiência no estágio supervisionado I no ensino infantil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 1195-1207, 2017. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10195>. Acesso em: 11 out. 2021.
ZANDOMÍNEGUE, Bethânia Alves Costa. As produções culturais das crianças como eixo de articulação curricular da educação física com a educação infantil. 2018. 342f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.
ZILIOTTO, Daniele Sotta; MADEIROS, Cristina Carta Cardoso de. Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Educação Física: apontamentos para um estado da arte. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 4, n. 4, p. 68-86, 2018. Disponível em: <http://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/2938>. Acesso em: 11 out. 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).