OS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA UCRANIANA

Résumé

Todos os dias nos tornamos participantes ou testemunhas de inúmeros eventos e situações em que precisamos tomar decisões, explicar, perguntar, sugerir, planejar, alertar, simpatizar, argumentar e assim por diante. Para isso, precisamos fazer uso dos meios de linguagem adequados a cada esfera em que ela se realiza. A partir disso, podemos observar a importância do estudo dos gêneros do discurso/texto. Sendo assim, tendo como base teórica a noção de gênero apresentada por Bakhtin (2003) e reinterpretada sob o viés teórico metodológico de Bronckart (1999) e Dolz e Schneuwly (2004), o objetivo principal deste trabalho é investigar como se apresentam as atividades com gêneros textuais em uma realidade sociocultural diferente da nossa, mais precisamente apresentadas no livro didático “Українська мова” de autoria de Glasova (2017), utilizado para o ensino de língua ucraniana no nono ano do ensino médio na Ucrânia.

Bibliographies de l'auteur

Edina Smaha, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestre em Letras (UNICENTRO, 2018). Professora de Língua Inglesa na City University of New York – CUNY e de língua ucraniana pelo NEES - Núcleo de Estudos Eslavos da UNICENTRO e pela RCUB – Representação Central Ucraniano Brasileira. 

Loremi Loregian Penkal, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutora em Letras/Linguística (UFPR, 2004). Pós-doutorado em Sociolinguística (UFPR/CNPq, 2012) e em Contato Linguístico (UFSC, 2020). Professora Associada na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO. 

Références

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Publiée
2021-07-16