COLOFLE: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL SOBRE COLOCAÇÕES EM FRANCÊS PARA APRENDIZES

  • Sandra Dias Loguercio Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0002-9290-5258
  • Julia Martins Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Diana Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Colocações. Ensino-aprendizagem de FLE. Linguística de Corpus. Tradução. Recurso Digital Educacional.

Resumo

Este trabalho se insere no âmbito de um ensino-aprendizagem de línguas que tem revisto o lugar do componente lexical a partir de novas abordagens didáticas e experiências de aprendizagem que se complementam muito mais do que se opõem. Apresentamos a proposta de um recurso educacional digital que busca introduzir a noção de colocações para o aprendiz de FLE, de modo que possa contribuir para sua competência de saber-aprender novas palavras. A partir de considerações mais amplas a respeito do léxico e de sua abordagem no ensino de línguas, definimos e situamos nosso objeto de análise e nossa proposta. Para o levantamento de colocações, nos apoiamos em uma metodologia mista, que se utiliza tanto de procedimentos da Linguística de Corpus quanto da tradução; para a elaboração da sequência didática, buscamos privilegiar uma abordagem epilinguística, ilustrada no artigo.

Biografia do Autor

Sandra Dias Loguercio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Ciências da Linguagem pela Université Sorbonne Nouvelle (Paris III). Mestre em Teorias do Texto e do Discurso e Bacharela em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora do Departamento de Línguas Modernas (Licenciatura e Bacharelado em Língua Francesa) e do Programa de Pós-Graduação (Estudos da Linguagem e Literários) do Instituto de Letras da UFRGS. 

Julia Martins Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharela em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tradutora e revisora (francês-inglês-português).

Diana Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFRGS, bolsista Capes). Licenciada em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de FLE. 

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Publicado
2022-04-08